Avaliação Diagnóstica:

Tendências da Produção Científica Nacional

Autores

Resumo

O texto objetiva apontar, circunstancialmente, tendências de algumas pesquisas científicas sobre a ‘avaliação diagnóstica’, a partir de uma metodologia dialética, com abordagem analítico-reconstrutiva, estruturada a partir de uma revisão narrativa de literatura (de 2001 a 2022). Em seu desenvolvimento, o texto apresenta 03 seções: exposição acerca da revisão narrativa como procedimento metodológico; segunda seção sobre o conceito de avaliação diagnóstica, e a terceira seção, tendências no uso e aplicações de tal avaliação. Como conclusão, aponta a tímida produção acadêmica localizada sobre o tema, lembrando algumas tendências e indicando que as ‘avaliações diagnósticas’ apresentam um amplo leque de possibilidades de estudos, debates e aprofundamentos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Graduada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação. Universidade de Passo Fundo / UPF. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo / UPF

Graduado em Ciência da Computação. Mestre em Educação e Doutor em Informática Aplicada à Educação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

29-09-2025