Educação e Sociedade: Reflexões Sobre Identidade e Conhecimento
Resumo
O ofício de mestre na sociedade, constitui-se em compromisso ético e social no desenvolvimento integral dos sujeitos, partindo de humana docência. Esse compromisso, implica em ambiente seguro, crítico e acolhedor, no qual todos sejam respeitados e valorizados. Tal perspectiva reconhece o “Ofício de mestre” atrelado no acolhimento e nas trocas das relações culturais, para além de escola e ensino conteudista. Diante disso, surge a questão: quais reflexões podem intervir para novo olhar sobre o educador e sua imagem? Como objetivo de discorrer sobre reflexões que podem contribuir sob as percepções diante do educador e sua imagem, de modo a promover uma docência humanizada e consciente a todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. A metodologia emprega-se como pesquisa de cunho bibliográfico com base em autores como: Arroyo (2000, 2012), Canário (2008), Libâneo (2018), e Freire (1987, 1996), que possibilitam embasamento teórico em reflexões voltadas ao educador, educando, escola e sociedade. As conclusões implicam no papel reflexivo e mediador no processo de ensino e aprendizagem, partindo do princípio da prática humanizadora.Downloads
Publicado
29-09-2025
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Artigos
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