Identificação de Fatores de Risco para Diagnóstico Precoce de Câncer de Mama em Acadêmicas de Instituição de Ensino Superior

Autores

Resumo

Introdução: A detecção precoce do câncer de mama contribui para perspectiva maior de vida e remição de até 98% da doença. Objetivo: Identificar os fatores de risco para câncer de mama em universitárias. Metodologia: Trata-se de pesquisa observacional, analítica com a finalidade de explorar fatores de riscos. Resultados: Entre as 141 universitárias participantes, os fatores de risco modificáveis para o câncer de mama foram amplamente prevalentes. Em relação aos hábitos de vida, 37,6% das participantes relataram consumir bebidas alcoólicas, enquanto 24,8% se identificaram como tabagistas. A presença de estresse foi alta, com 43,3% das acadêmicas relatando estresse e 36,6% afirmando que talvez possuíssem algum nível de estresse. A pesquisa também revelou que 35,5% das participantes tinham histórico familiar de câncer de mama, 73% eram nulíparas e 27% possuíam filhos, dentre essas 71% realizaram aleitamento materno exclusivo. Quanto aos exames preventivos, observou-se que 88% das participantes nunca realizaram mamografia, embora 44% tenham feito ultrassonografia das mamas, com 6% apresentando alguma alteração diagnosticada. Apenas 4% relataram realizar tratamento com reposição hormonal, enquanto 38,3% utilizam métodos contraceptivos farmacológicos, com 72% delas fazendo uso por mais de três anos.

Biografia do Autor

Hanna Laura Bohnert, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Enfermeira pelo Centro Universitário Descomplica UniAmérica.

Ana Jéssily Camargo Barbosa, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Enfermeira, bacharela e licenciada. Mestra em Ensino. Docente de Enfermagem do Centro Universitário Descomplica UniAmérica.

Downloads

Publicado

25-06-2025