O Impacto do Ambiente Familiar na Aprendizagem Escolar da Criança Pequena
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1154Resumo
Este trabalho discute como a ausência dos pais na infância interfere no desenvolvimento cognitivo da criança no ambiente social (aprendizagem emocional) e dificulta a apropriação intelectual (aprendizagem cognitiva) essencial na vida escolar. A escolha deste tema é pessoal e intrínseca, baseada na experiência pessoal com os pais, e estendida para as experiências com alunos durante a atuação pedagógica. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, especificamente o uso da revisão sistemática. A partir dos resultados encontrados, com o auxílio de autores Bourdieu, Vygotski, Freud, Pereira-Silva e José Carlos Libâneo, pode-se concluir que a importância do ambiente familiar no desenvolvimento e na aprendizagem escolar das crianças pequenas torna-se evidente, pois, a relação família-criança-escola são relevantes. Os vínculos afetivos e a qualidade na relação do lar influenciaram no desenvolvimento emocional e cognitivo dessas crianças, já que o ambiente familiar é o primeiro espaço de socialização da criança pequena, e nele serão impressos valores, normas e comportamentos que moldaram as futuras socializações dessa criança. Para o desenvolvimento apropriado da criança, a construção de ambiente acolhedor e afetivo torna-se imprescindível para o desenvolvimento harmônico dos elementos que compreendem a área social e a área racional.Downloads
Publicado
25-06-2025
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Artigos
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