O Uso da metodologia aprendizagem baseada em projetos na elaboração da ação educativa:
“SUS em Pauta”
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1153Resumo
Introdução: A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de ensino que promove a construção do conhecimento. Além disso, essa abordagem estimula os estudantes a trabalharem em projetos significativos e criarem produtos concretos, facilitando um aprendizado mais profundo e envolvente. Objetivo: Relatar a experiência dos autores com a aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma ação educativa intitulada: “SUS em Pauta”. Método: A ação educativa foi desenvolvida pelos estudantes matriculados na disciplina Projetos Interdisciplinares (PROINTER) II, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública localizada na região do Triângulo Mineiro, ocorreu no primeiro semestre de 2024. A aprendizagem baseada em projetos ocorreu por meio das seguintes fases: Fase Âncora, Questão Motriz, Investigação e Pesquisa, Criação e Desenvolvimento, Aplicação do Projeto e Apresentação de resultados. Conclusão: a metodologia aplicada permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências, como o desenvolvimento do trabalho em equipe e a conscientização dos estudantes sobre a complexidade e importância do SUS, revelando a necessidade de informação mais ampla sobre o sistema de saúde.Downloads
Publicado
25-06-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pleiade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.