O Uso da metodologia aprendizagem baseada em projetos na elaboração da ação educativa:

“SUS em Pauta”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1153

Resumo

Introdução: A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de ensino que promove a construção do conhecimento. Além disso, essa abordagem estimula os estudantes a trabalharem em projetos significativos e criarem produtos concretos, facilitando um aprendizado mais profundo e envolvente. Objetivo: Relatar a experiência dos autores com a aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma ação educativa intitulada: “SUS em Pauta”. Método: A ação educativa foi desenvolvida pelos estudantes matriculados na disciplina Projetos Interdisciplinares (PROINTER) II, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública localizada na região do Triângulo Mineiro, ocorreu no primeiro semestre de 2024. A aprendizagem baseada em projetos ocorreu por meio das seguintes fases: Fase Âncora, Questão Motriz, Investigação e Pesquisa, Criação e Desenvolvimento, Aplicação do Projeto e Apresentação de resultados. Conclusão: a metodologia aplicada permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências, como o desenvolvimento do trabalho em equipe e a conscientização dos estudantes sobre a complexidade e importância do SUS, revelando a necessidade de informação mais ampla sobre o sistema de saúde.

Biografia do Autor

Amanda Martins Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Enfermagem

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira. Mestre em Saúde. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

25-06-2025