Biofeedback HRV e Coerência Cardíaca:

Abordagem Inovadora para a Promoção da Saúde Física e Mental em Diversas Populações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1152

Resumo

O Biofeedback de Variabilidade da Frequência Cardíaca (HRV) tem sido amplamente aplicado em diversas áreas clínicas, incluindo a reabilitação cardíaca, tratamento de transtornos de ansiedade, depressão, e no manejo de condições como a hipertensão arterial. Este artigo objetiva explorar o impacto do biofeedback HRV em populações específicas, como mulheres, idosos e indivíduos com TEA, com um foco particular em aspectos como estresse, autoestima e bem-estar geral. Conclui-se reafirmando o potencial do biofeedback HRV como intervenção eficaz para a promoção da saúde física e psicoemocional em populações específicas, tais como mulheres, idosos e indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Constitui ferramenta promissora para a melhoria da saúde física e psicoemocional, reforçando a importância de abordagens personalizadas e integrativas no cuidado com a saúde humana.

Biografia do Autor

Marco Fabio Coghi, Universidade de São Paulo (USP)

Fisioterapeuta. Pós-graduações em Fisioterapia em Terapias Manuais (UNICID), em Administração de Empresas (FIA/FEA/USP), Administração Tecnóloga (UFRJ). Diretor Científico da INTELECTUS Clínica & Escola e da NPT – Neuropsicotronics.

Silvana Pochetto Cracasso, UNIFESP

Pedagoga. Pós-graduada em psicopedagogia, neuropsicologia, dependência química e saúde do idoso. Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP), Diretora Clínica da INTELECTUS Clínica & Escola.

João Ricardo Yamasita, UNILA

Médico. Mestrando na Universidade Federal Latino Americana UNILA. Diretor do Instituto Yamasita Medicina Consciente.

Downloads

Publicado

25-06-2025