A gamificação como ferramenta de aprendizagem em saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1149Resumo
Este estudo objetiva relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa denominada gamificação. Ela se baseia na aprendizagem baseada em jogos que consiste na utilização de recursos lúdicos em uma atividade de ensino-aprendizagem que possibilita a interatividade e a competitividade entre os envolvidos. A experiência com esta metodologia foi adotada em uma instituição de ensino superior, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. O game adotado foi o “passa ou repassa”, fortemente embasado em programas de talk-show da televisão brasileira. Para realizar a intervenção, foi utilizada uma máquina construída especialmente para a realização do jogo, assim como recursos visuais via projeção e outros condicionantes de ambiência. A experiência foi extremamente exitosa no que tange cativar a participação dos alunos e se mostrou como uma ferramenta válida para avaliação formativa de alunos em diferentes contextos.Downloads
Publicado
25-06-2025
Edição
Seção
Relatos
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