A gamificação como ferramenta de aprendizagem em saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1149

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa denominada gamificação. Ela se baseia na aprendizagem baseada em jogos que consiste na utilização de recursos lúdicos em uma atividade de ensino-aprendizagem que possibilita a interatividade e a competitividade entre os envolvidos. A experiência com esta metodologia foi adotada em uma instituição de ensino superior, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. O game adotado foi o “passa ou repassa”, fortemente embasado em programas de talk-show da televisão brasileira. Para realizar a intervenção, foi utilizada uma máquina construída especialmente para a realização do jogo, assim como recursos visuais via projeção e outros condicionantes de ambiência. A experiência foi extremamente exitosa no que tange cativar a participação dos alunos e se mostrou como uma ferramenta válida para avaliação formativa de alunos em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Ideon Alves Pires Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Ciências (Enfermagem Fundamental), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

25-06-2025