Perfil Epidemiológico da Violência contra a Mulher no Município de Foz do Iguaçu, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i47.1147

Resumo

A violência contra a mulher é definida como qualquer ato de violência que tenha como resultado ou que por algum meio resulte em agravos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais, incluindo ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, em via pública ou privada. O objetivo deste estudo é traçar o perfil epidemiológico de mulheres vítimas de violência residentes no município de Foz do Iguaçu-PR no período de 2017 a 2021. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa. Os dados utilizados no estudo foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A população do estudo foi composta por todas as mulheres notificadas no SINAN no período de 2017 a 2021 com os seguintes critérios de inclusão: mulheres vítimas de violência física, sexual e psicológica, na faixa etária de 20 a 59 anos. Nesse período, foram registrados 1.524 casos de violência contra as mulheres, com predominância da violência física com 1.158 (75,98%) registros, em mulheres adultas jovens, dos 20 aos 29 anos, brancas e pardas, sendo a residência da vítima o principal local de ocorrência. Analisando a série temporal, foi observado uma diminuição dos casos de violência. Nota-se a necessidade de se entender melhor o processo de notificação e suas possíveis falhas quando se trata de violência contra a mulher, assim como é fundamental que se fortaleça a rede de enfrentamento à violência e assistência às mulheres de Foz do Iguaçu.

Biografia do Autor

Janmila Cristiane de Paula Brito, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (RMSF-UNILA)

Rafaelly Gomes Vieira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela UNILA. Especialista em Fisiologia do Exercício; Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, PR

Anália Rosário Lopes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Saúde Pública (EERP-USP). Professora do Curso de Medicina da UNILA e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (RMSF-UNILA)

Downloads

Publicado

25-06-2025