O Uso da Metodologia Ativa Jigsaw no Curso de Graduação em Enfermagem

Autores

  • Giovanna Martins Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Patrícia Costa dos Santos da Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i45.1072

Resumo

O Jigsaw é uma metodologia que estimula a autonomia, a criatividade, o trabalho em equipes e o aprimoramento de habilidades e de competências socioemocionais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é relatar a experiência do uso da metodologia do Jigsaw na disciplina Saúde da Família no curso de Graduação em Enfermagem, bem como as potencialidades e as fragilidades em sua utilização. Os resultados mostram como potencialidades a promoção do trabalho em equipe, o incentivo à pesquisa e a interação. Em relação às dificuldades, a organização do tempo e do espaço físico. Conclui-se que o método Jigsaw permitiu a criação de cenários favoráveis à cooperação, à comunicação e ao trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Giovanna Martins Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorada pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Enfermagem Fundamental. Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade do Vale do Sapucaí. Graduação em Enfermagem pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas

Downloads

Publicado

06-12-2024