Indicadores da Plataforma Ebaula:

Possibilidade de Avaliação das Competências Transversais dos Alunos na Educação Militar On-Line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i45.1067

Resumo

A aprendizagem baseada em competências busca mobilizar, além de conhecimentos e habilidades, as atitudes dos discentes. As atitudes são complementadas pelas competências transversais, que são capacidades e qualidades pessoais valorizadas em contextos profissionais e sociais. Sua importância ao se fazer um curso online é significativa, pois são cruciais para maximizar o aprendizado e o sucesso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Mas como mensurá-las? Diante desse cenário, este artigo apresenta uma proposta de indicadores a partir no AVA do Exército Brasileiro, o EBAula, que poderiam auxiliar no acompanhamento do aluno. Para tanto, identificou-se as entidades, no banco de dados do EBAula, com informações relevantes para esse tipo de inferência, e implementou-se as consultas em linguagem SQL. Construiu-se, a partir desse estudo, cinco indicadores para avaliar as competências transversais. Evidências documentais relatam que os indicadores coletados em ambientes on-line podem contribuir no acompanhamento do aluno. Dessa forma, os coletados no EBAula, podem apoiar o monitoramento do progresso dos alunos.

Biografia do Autor

Cláudia Rödel Bosaipo Sales da Silva, Instituto Militar de Engenharia

Doutoranda de Engenharia de Defesa do Instituto Militar de Engenharia (PGED-IME)

Treice de Oliveira Moreira, Instituto Militar de Engenharia

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia.

Isabel Fernandes, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Doutora em Engenharia da Produção. Professora do Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Cláudio de Azevedo Passos, Colégio Pedro II

Doutor em Engenharia de Computação. Professor do Colégio Pedro II

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, Instituto Militar de Engenharia

Doutor em Engenharia Elétrica. Docente do curso de Pós-Graduação de Engenharia de Defesa do IME

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Publicado

06-12-2024