Indicadores da Plataforma Ebaula:
Possibilidade de Avaliação das Competências Transversais dos Alunos na Educação Militar On-Line
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i45.1067Resumo
A aprendizagem baseada em competências busca mobilizar, além de conhecimentos e habilidades, as atitudes dos discentes. As atitudes são complementadas pelas competências transversais, que são capacidades e qualidades pessoais valorizadas em contextos profissionais e sociais. Sua importância ao se fazer um curso online é significativa, pois são cruciais para maximizar o aprendizado e o sucesso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Mas como mensurá-las? Diante desse cenário, este artigo apresenta uma proposta de indicadores a partir no AVA do Exército Brasileiro, o EBAula, que poderiam auxiliar no acompanhamento do aluno. Para tanto, identificou-se as entidades, no banco de dados do EBAula, com informações relevantes para esse tipo de inferência, e implementou-se as consultas em linguagem SQL. Construiu-se, a partir desse estudo, cinco indicadores para avaliar as competências transversais. Evidências documentais relatam que os indicadores coletados em ambientes on-line podem contribuir no acompanhamento do aluno. Dessa forma, os coletados no EBAula, podem apoiar o monitoramento do progresso dos alunos.Downloads
Publicado
06-12-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.