PERFIL DO CONSUMIDOR DE CERVEJA SEM ÁLCOOL

Autores

  • MARCIO ALAN COSTA
  • Luana C. Paludo

Palavras-chave:

Cerveja sem álcool, Saccharomyces Cerevisiae Var. Chevallieri, Cerveja

Resumo

A produção e consumo de cerveja sem álcool representa uma pequena parcela do mercado de bebidas no Brasil, contudo, é notado um crescimento exponencial deste mercado. A segurança no trânsito, o cuidado com a saúde e a busca por novas experiências são consideradas as principais motivações para o consumo. O presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil do consumidor de cerveja sem álcool, além de compreender suas preferências sensoriais. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica abordando sua definição, os métodos de produção, os insumos utilizados e as variedades disponíveis no mercado brasileiro. Seguido pela elaboração e aplicação de um questionário relacionado com o tema. Que contou com 111 respostas, sendo que a maior parte (83,8%) dos respondentes diz já ter consumido cerveja sem álcool, tem idade entre 29 e 39 anos (42%) e possui ensino superior completo (68,4%). Em relação a preferência destes consumidores quanto ao sabor, aroma e cor, a cerveja ideal deve possuir: coloração entre 10 e 28 European Brewery Convention (EBC), sensação de amargor de baixa a média e preferem as seguintes características de sabor: maltado (58%), cítrico (24%) ou possuir notas de caramelo (23%). Também é evidenciado a insatisfação com a diversidade de estilos oferecida no mercado nacional, bem como, o preço cobrado por estes produtos.

Downloads

Publicado

28-01-2025