O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA DISSEMINAÇÃO DA PROFISSÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Autores

  • AMANDA EMANUELE KRAMAR REIS
  • PATRÍCIA GOMES DEMETINO PIMPÃO
  • Luana C. Paludo

Palavras-chave:

Engenharia de alimentos, Metodologia ativa, Jogos de tabuleiro

Resumo

A diminuição da demanda pelo curso de engenharia de alimentos no Brasil é um reflexo da falha na sua divulgação, associada a altos índices de evasão por parte dos universitários. Questões sociais, como o analfabetismo e o acesso à educação básica, também são fatores que interferem diretamente na demanda por cursos de graduação no país. Com o objetivo de disseminar informações sobre a profissão e incentivar crianças e jovens a seguir carreira na área, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro voltado para assuntos presentes no dia a dia do engenheiro de alimentos. Utilizou-se a metodologia ativa como ferramenta de aprendizagem para criar o vínculo entre o conteúdo aplicado e a dinâmica do jogo, promovendo o conhecimento de maneira lúdica e assertiva. A metodologia que parte do princípio iterativo, possibilitou o desenvolvimento e validação do tabuleiro em quatro fases: design, implementação, testes e avaliação. A partir do fluxograma, definiram-se as fases complementares e os detalhes das etapas e objetivos do jogo. Com a finalização dos testes e validação do jogo, a utilização da metodologia aplicada mostrou-se eficaz na disseminação do conteúdo desenvolvido. Os resultados demonstraram a efetividade do jogo de tabuleiro, bem como as ferramentas associadas ao seu funcionamento no atingimento dos objetivos deste trabalho.

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Publicado

28-01-2025