Implantação de Fichas Técnicas de Preparo na Cozinha Dietética de um Hospital na cidade de Foz do Iguaçu – Pr

Autores

  • Ana Paula Gluck Karam Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)
  • Márcia Fernandes Nishiyama Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)

Resumo

Uma das funções da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é o planejamento de cardápios, que visa programar tecnicamente refeições servidas a clientela. Para garantir a qualidade, tanto do ponto de vista nutricional quanto operacional da refeição servida por uma UAN, o nutricionista deve dispor de ferramentas que o auxiliem nessa tarefa. A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se fazem o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação. A implementação das FTP beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo elaborar fichas técnicas das preparações do almoço, realizadas na cozinha dietética da Unidade de Alimentação e Nutrição de um Hospital na cidade de Foz do Iguaçu-Pr.

Biografia do Autor

Ana Paula Gluck Karam, Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)

Nutricionista, Administradora, Especialista em Docência no Ensino Superior, Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional.

Márcia Fernandes Nishiyama, Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Docente da Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA), Foz do Iguaçu, PR.

Downloads