Neoliberalismo e mudanças no mundo do trabalho: o caso dos professores da rede pública do Paraná

Autores

  • Alcione José Kölln Unioeste Campus de Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

Juventude, mercado de trabalho, trajetórias, transição.

Resumo

O cotidiano da escola pública paranaense nos revela as constantes reclamações dos professores sobre a alta quantidade de atividades e funções sob sua responsabilidade atualmente. Da mesma forma, o convívio com esta escola, nos revela a existência de um elevado número de professores com problemas de saúde e afastamento do trabalho, em decorrência das adversas condições de trabalho enfrentadas no ambiente escolar. Além destes, existem outros problemas que são razão de grande preocupação e estresse por parte dos professores. A partir desta situação procuramos conhecer e analisar o ambiente e as reais condições do trabalho docente existentes no sistema público estadual de educação da cidade de Foz do Iguaçu, e este esforço exige uma retomada de das características básicas do neoliberalismo e das reformas promovidas por este nos últimos tempos. Entendemos também que tentar entender a origem desta realidade é tentar desenvolver uma análise da relação dos processos mais amplos das mudanças no mundo do trabalho e dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Alcione José Kölln, Unioeste Campus de Foz do Iguaçu

Aluno especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Nível de Mestrado, da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu. Especialização em História. Graduação em Filosofia.

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