Foco e Escopo

A Revista história na Fronteira da Faculdade União das Américas é uma publicação online e interdisciplinar, que tem a finalidade de veicular trabalhos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Exatas, com vistas à socialização do conhecimento.

A Revista tem como objetivos:

I - Estimular e desenvolver o intercâmbio de informações e experiências entre acadêmicos, docentes e outros profissionais.

II - Contribuir em princípios e práticas para a aproximação entre os meios profissional e acadêmico.

III - Criar um espaço de publicação que estimule a produção científica de seu corpo docente e discente, extensivo a membros da comunidade acadêmica externa; 
IV - Estimular o debate científico.

Pleiade se pauta pelos seguintes princípios:

I - Democratização do pensamento e do espaço científico; 
II - Rigor metodológico; 
III - Exercício do senso crítico; 
IV - Respeito aos preceitos éticos da pesquisa científica; 
V - Relevância social dos temas, das questões e dos conteúdos.

Em cada uma das publicações, os trabalhos serão classificados segundo a natureza – artigos científicos, resenhas e relatos -, distribuídos por seções.

Primeiro: ‘Artigos científicos' são textos destinados a divulgar resultados parciais ou finais de uma pesquisa ou estudo.

Segundo ‘Resenhas' são textos críticos nos quais se expõem, situam e discutem os conteúdos, os princípios, as conclusões e as metodologias de uma determinada obra.

Terceiro: ‘Relatos' são descrições de experiências significativas no âmbito social, profissional e/ou científico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são analisados por no mínimo três avaliadores que elaboram um parecer que é apreciado pelo Conselho Editorial. Após a análise o artigo é encaminhado para um parecerista do Conselho Consultivo.

A avaliação segue critérios claros e especificados em uma ficha de acompanhamento. Cada item é avaliado com uma nota e um parecer parcial descritivo. Ao final se atribui uma nota para o artigo, acompanhado de um parecer descritivo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.