Desenvolvimento de Mapa Estratégico de uma Estética Automotiva por meio do Balanced Scorecard (BSC)
Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Mapa Estratégico, Estética AutomotivaResumo
Pequenas empresas, assim como as grandes, necessitam medir o desempenho para aperfeiçoar seus atuais negócios e se diferenciarem no mercado. Para isso, a construção de um mapa estratégico é essencial para que uma organização possa monitorar e controlar seus processos no curto, médio e longo prazo. Diante deste contexto, o presente trabalho objetiva apresentar uma sistematização de desenvolvimento de um mapa estratégico de uma pequena empresa de estética automotiva por meio do Balanced Scorecard. Para que pudesse ser desenvolvido o BSC para a empresa em estudo, foi elaborado um passo a passo em três etapas. Iniciando em definição da missão, visão, análise SWOT e o desdobramento dos temas estratégicos, logo em seguida definindo os objetivos estratégicos das perspectivas financeira, clientes e mercados, processos internos e aprendizagem e crescimento e, por fim, na última etapa, a definição dos indicadores, definição das metas e das iniciativas associadas aos objetivos estratégicos. Com isso, o objetivo final é colocar em prática esta metodologia para que se possa compreender um caminho assertivo a ser seguido pelo empresário.Downloads
Publicado
21-02-2024
Edição
Seção
Artigos