Centro Municipal de Educação Infantil Inclusivo

Arquitetura como meio de inclusão e adaptação da criança com transtorno do espectro autista

Autores

  • Gabriela Fogassa Bearzi
  • Maria Emília Penazzi
  • Angela Madeira Colacino

Palavras-chave:

TEA, Transtorno do Espectro Autista, Centro Municipal de Educação, Inclusão

Resumo

É direito da criança autista ter uma educação que respeite e leve em conta suas limitações. A necessidade especial nesse tipo de transtorno não é visível,é mental e por essa razão não é muito percebida, fazendo com que não seja perceptível aos olhos como a necessidade de um cadeirante ou de um cego, porexemplo. Autistas fazem parte de um espectro que dificulta a convivência social, comportamentos, habilidades, comunicação não-verbal e a fala, prejudicando sua capacidade como indivíduo de interagir com outras pessoas. O Transtorno agrupa quadros de alta e baixa funcionalidade, como a inteligência acima damédia e a deficiência intelectual. É importante dizer que cada pessoa que recebe o diagnóstico é única. Cada uma possui seu próprio desenvolvimento, ou afalta dele. Muitos não falam, mas isso não quer dizer que não entendam as coisas, apenas não são capazes de expressar com sentimento o que está sendo dito a eles. Possuem uma capacidade enorme de se concentrarem em uma só atividade, o que faz com que sejam ótimos em algumas coisas, como, por exemplo, aprender um novo idioma . Desta maneira a arquitetura entra como auxílio, para projetar ambientes que facilitem o desenvolvimento, o interesse ematividades e a aprendizagem dentro das escolas. O autismo é um transtorno intrigante, que põe a pensar sobre a mente humana e desafia a forma de ver o mundo. É refletindo na maneira de entender essas limitações e raciocínio de um autista que a atual proposta de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Uniamérica tem como propósito a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil Inclusivo, projetando um local para o desenvolvimento do trabalhoeducacional com empatia, diversidade e variações psíquicas mostrando que a arquitetura não é apenas construção, mas é a projeção do bem-estar e a compreensão dos indivíduos e suas singularidades, trazendo, através de um projeto arquitetônico o principal objetivo: a inclusão social e educacional de crianças com TEA. 

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Publicado

07-03-2023