MERCADO PÚBLICO TRINACIONAL
Palavras-chave:
MERCADO PÚBLICO TRINACIONAL, TRÍPLICE FRONTEIRA, PONTOS TURÍSTICOSResumo
A ideia de um Mercado Público Trinacional para região das três fronteiras na cidade de Foz do Iguaçu tem como objetivointegrar os 3 países: Brasil, Paraguai e Argentina. Assim, será possível reunir a cultura, gastronomia e serviços, bem como,demonstrar o equilíbrio da boa convivência que há nessa região, onde há 83 etnias vivem harmoniosamente.Em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas são aceitas as 3 moedas, o Real Brasileiro, o Peso Argentino e o Guarani doParaguai, e Dólar Americano, é possível também trocar moedas estrangeiras nas casas de câmbioOs atrativos são diversos, tanto as belezas naturais e de pontos turísticos como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, comérciode produtos eletrônicos, corredor aduaneiro que transporta as cargas do Brasil todo para os países vizinhos e recebe cargasde toda américa latina e a possível criação do corredor bioceânico que passará pela segunda ponte entre Foz do Iguaçu ePresidente Franco.Para a construção do mercado público trinacional é necessário um estudo preliminar, e foi realizada a análise SWOT,que identifica o potencial da região e se é viável esse investimento. A principal força da cidade de Foz do Iguaçu é sualocalização privilegiada que faz fronteira com dois países, seus pontos turísticose sua multiculturalidade. E tem oportunidade para receber mais visitantes e fortalecer a economia da tríplice fronteira.Foz do Iguaçu tem características encantadoras, mas também trás suas particularidades de cidade fronteiriça, onde ocontrabando e descaminho são fontes de renda para famílias e que fortaleceu a cidade durante os anos 90. A oscilação docâmbio e instabilidade politica podem trazer prejuízos para investidores que não estiverem preparados.O crescimento dessa região vai acelerar com a presença da segunda ponte internacional que vai ligar Brasil ao Paraguaipela cidade de Foz do Iguaçu à Presidente Franco, com a circulação dos caminhões com produtos de todo Brasil e da américalatina nessa região, pode se ter a oportunidade para venda desses produtos no Mercado Público Trinacional.O mercado público vai sintetizar a identidade de Foz do Iguaçu, que é ser acolhedora a diversas etnias.Publicado
07-03-2023
Edição
Seção
Artigos