CENTRO EDUCACIONAL COM EQUOTERAPIA VOLTADO A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • GABRIEL SANTOS CARDOSO
  • José Teodoro Oliveira

Palavras-chave:

CENTRO ESTUDANTIL, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO ESCOLAR, EQUOTERAPIA

Resumo

A disposição em pesquisar os direitos da criança e do adolescente em ter um ensino fundamental de qualidade, é decorrente do interesse, já no primeiro contato com o tema, onde serão apontados estudos e propostas para que todos os tipos de alunos tenham qualidade no ensino e respeito à diversidade.O objetivo geral do presente trabalho é mostrar, com a arquitetura, as condições efetivas de aprendizagem, para que o aluno com necessidades especiais se sinta acolhido e incluso aos demais alunos. De acordo com a legislação, fica claro a obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou não. A inclusão escolar é um tema de debate mundial, escolas não são aptas a receber alunos portadores denecessidades educacionais especiais. Desta forma se faz necessário a elaboração de locais pensados e projetados para receber todo e qualquer tipo de aluno, mantendo-o regular com a escola e sem perder a qualidade de ensino. O trabalho se estrutura com o auxílio da análise SWOT, que visa mostrar as oportunidades e benefícios para uma correta implementação do projeto na região, promovendo espaços onde as divergências podem ser trabalhadas para criar ambientes de aceitação, transformando o respeito com a diversidade em algo natural, e não em uma norma.

Publicado

07-03-2023