Complexo Educacional Rubem Alves

Metodologia Ativa

Autores

  • Ellen Sabrina de Araujo Silva
  • Alexandre Balthazar

Palavras-chave:

Complexo educacional, metodologia Ativa, escolas públicas

Resumo

Há necessidade de atualizar os métodos de ensino nas escolas públicas de Foz do Iguaçu, pois, um novo modelo de ensino poderia trazer mais resultados aos alunos, tendo em vista está necessidade, será desenvolvido um projeto de um complexo educacional público com metodologia Ativa para a cidade, no bairro Cidade Nova, pois, não há escolas públicas com modelos diferenciados na região, além disso, escolas que utilizam está metodologia geralmente são bem avaliadas e referência em ensino. Com base nos dados dos últimos anos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Foz do Iguaçu tem notas que estão bem acima das médias nacionais, visto isso, foi possível observar que é uma cidade em que se estimula a educação. Modificando a metodologia de ensino utilizada nas escolas públicas para um modelo inovador, seu potencial será de grande de expansão. A região necessita deste método que tem uma maneira diferente de lidar com os alunos, ele respeita suas individualidades, pois, cada pessoa aprende de uma forma e cada um no seu tempo. O aluno é o  protagonista e o professor somente um mediador do conhecimento. Esse modelo funciona da seguinte maneira: os alunos são divididos em três grandes  ciclos: iniciação, consolidação e aprofundamento, que compreende ao ensino fundamental. A idade não é usada como critério de divisão, as crianças que estãona escola pela primeira vez passam pelo processo de alfabetização. Ao adquirirem as competências básicas que lhes permitem trabalhar com autonomia, gerenciando de forma responsável o tempo, as crianças passam para o núcleo de consolidação. No núcleo de aprofundamento, os alunos têm total liberdade para gerenciar seu tempo dentro da escola. Os estudantes desenvolvem suas áreas de interesse, e formam grupos com um interesse em comum por um determinado assunto, juntos desenvolvem suas atividades. Os colegas que sabem determinados assuntos ensinam os outros alunos, pois, na mesma sala tem  alunos de disciplinas e ciclos diferentes, gerando assim, cooperação e empatia. Convida-se um professor para ser assessor, o educador se responsabiliza por  orientar a pesquisa, que é feita em livros e na internet. O aluno tem um currículo a ser cumprido, mas é ele quem se organiza da melhor forma para dar conta, como na faculdade. A cada 15 dias ele escolhe o conteúdo que vai trabalhar. Os alunos fazem pesquisas durante essas duas semanas em livros e na internet sobre os temas abordados e depois reúnem-se de novo após esse período para avaliar o que aprenderam e o que deixaram de aprender. O próprio aluno  escolhe como será avaliado, oral ou escrita. O aluno que tem o poder de gerenciar seus estudos com independência torna-se mais interessado, e se sente  respeitado, desta maneira, ele aprende a ter autonomia e responsabilidade. Além dos três ciclos, a instituição irá oferecer contraturno aos alunos. Na escola os  professores não são responsáveis por nenhuma turma ou disciplina em específico. Não existem salas de aula, e sim lugares onde cada aluno procura  pessoas, ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros, são os espaços educativos. Nos espaços educativos tem música ambiente, para regular o barulho. Na instituição não tem sinal separando os tempos e não há notas. Foz do Iguaçu necessita de uma Instituição que ofereça  uma infraestrutura completa, que possibilite aos alunos uma formação integral para seu desenvolvimento. A escola irá dispor de uma equipe multidisciplinar  para auxiliar os alunos e a comunidade. Contará com praça, piscinas, auditório, quadra poliesportiva, playground, áreas arborizadas, laboratórios, horta e uma  biblioteca para atender os alunos e a comunidade que é carente de espaços públicos de qualidade. A instituição receberá não somente os alunos, mas  também a população que reside naquela região, por isso, a estrutura do complexo ficará aberta no período noturno para atender a comunidade, assim,  buscando acolhê-los, para que sintam-se integrados a instituição. A estrutura buscará a inclusão, com espaços acessíveis para portadores de necessidades  especiais. O projeto contará com cisternas para captação das águas das chuvas e utilização de iluminação natural, uma edificação energeticamente eficiente fortalece os pilares da sustentabilidade. As tecnologias educacionais da informação deverão estar espalhadas por todos os lados para serem  democraticamente utilizadas pelos alunos e pela comunidade. A possível problemática a ser enfrentada será a rejeição do governo, pela falta de conhecimento ao método, falta de verbas para custear o projeto, a adaptação dos alunos e principalmente dos educadores ao novo modelo de ensino. Outro problema quepoderá ocorrer é falta de formação e preparação dos professores que irão trabalhar com esta metodologia. Os educadores devem estar abertos a mudanças e a desconstruir os métodos tradicionais. Questionar os métodos tradicionais de ensino pensando em novas formas de ensinar é um grande avanço, pois, osprogramas tradicionais seguem uma linha de montagem, onde todos devem aprender igual e da mesma forma, e isso é um erro porque cada um aprende de uma maneira e cada um no seu tempo. Para a instituição funcionar da melhor maneira possível, é necessário envolvimento e o comprometimento de todos.

Publicado

07-03-2023