CENTRO LÚDICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Arquitetura para o desenvolvimento psicopedagógico

Autores

  • Bruna Carolina Fortunato
  • Alexandre Balthazar
  • José Teodoro Oliveira
  • Maria Emília

Palavras-chave:

Espaço Lúdico, desenvolvimento psicopedagógico, educação infantil

Resumo

A infância é um período que a criança mais absorve conhecimento, portanto necessita de um espaço que estimule sua curiosidade, e aguce seus sentidos, quando ela alcança esses objetivos, naturalmente ela cria uma relação lúdica com o lugar, por esse motivo a escola deve prover esse espaço lúdico para que a criança possa correr, brincar, pular e ao mesmo tempo aprender com tudo isso. O projeto proposto busca expandir o conhecimento para fora das paredes da sala de aula, expandir o espaço e limites para obter conscientização sobre a natureza, universo, entre outros assuntos que só será possível por meio da prática e espaços que permitam a criança a desenvolver a busca pelo saber. Propor um projeto que identifique uma região, ou que represente uma ideia de um determinado assunto em comum, é essencial para desenvolver um sendo de pertencimento, inclusive nas crianças. A arquitetura deve ter um agregadorsocial, e um elemento de inclusão, que identifique a cidade, criando um sentimento de zelo partindo da própria população. Entendendo que a arquitetura tem influência direta com o interesse em aprender, assim como a metodologia pedagógica, projetar um espaço que supra as necessidades de um ensino inovador, está aliado com o incentivo que a criança desenvolve pelo aprender. Assim surgiu a ideia de uma escola com a metodologia ativa para atender as necessidades dos alunos, e do município de uma nova escola em que houvesse o estimulo pela busca do conhecimento. O projeto foi desenvolvido na cidade de  taipulândia, com capacidade de aproximadamente 500 alunos, entre 5 e 18 anos, do pré I ao 5o ano, com metodologia ativa e ensino integral.

Publicado

07-03-2023