Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade <p>ISSN Impresso: 1980-8666</p> <p>ISSN Eletrônico: 2674-8231</p> <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos científicos, principalmente, no contexto da missão da Instituição: Inovações em Educação: Metodologias Ativas de Aprendizagem, comunicação, políticas públicas, incluindo abordagem multidisciplinar, a fim de promover a socialização dos conhecimentos relativos a novas e eficazes práticas educacionais.</p> <p>A periodicidade da revista Pleiade, em 2022, passa a ser trimestral, sendo publicada em Março, Junho, Setembro e Dezembro.</p> pt-BR <p>Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de <a href="https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/management/settings/distribution#license//index.php/pleiade/about/contact">contato</a>), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou <a href="http://www.uniamerica.br/pdf/pleiade/c89577b8a9.pdf">neste endereço</a>.</p> pleiade@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari ) antonio.pitaguari@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari) qui, 18 dez 2025 15:48:09 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Perfil Socioeconômico e Desempenho no ENADE https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1192 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo analisa, no nível curso-ano, a relação entre o perfil socioeconômico médio dos estudantes (índice SES_INDEX construído a partir de respostas do Questionário do Estudante) e o desempenho no ENADE (NT_GER_mean) em cursos de TI (2014, 2017, 2021). Como variáveis institucionais, consideram-se o tipo de IES (pública/privada) e um índice de metodologias ativas percebidas. Metodologicamente, implementa-se em Python um pipeline CRISP-DM com regressão ponderada (WLS com pesos pelo tamanho da turma e erros-padrão clusterizados por IES) e uma etapa de inferência causal para o efeito de IES pública: PSM (ATT), IPTW (ATE) e AIPW/DR (ATE). Os resultados indicam associação positiva entre IES pública e maior NT_GER_mean, condicionada ao perfil socioeconômico agregado do curso, e um efeito médio causal positivo de ser curso em IES pública, sob os pressupostos de ignorabilidade. As conclusões são estritamente no nível de curso-ano.</p> Emílio Anastácio de Paula Correa, Ruminiki Pavei Schmoeller, Isabel Fernandes de Souza Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1192 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Detecção de Intrusão em Redes Modernas https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1193 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><strong>Introdução.</strong></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">&nbsp;A área da cibersegurança está em constante evolução. Novas ameaças surgem com a mesma velocidade que as tecnologias de defesa. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">Métodos híbridos de Inteligência Artificial (IA) têm se mostrado promissores na criação de Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) mais robustos.&nbsp;</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><strong>Objetivo.</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">&nbsp;Aplicar método híbrido que combina Redes Neurais Artificiais (RNA) e o algoritmo K-Nearest Neighbors (KNN) em dataset com sinistros de segurança para </span></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">verificar a relevância e desempenho na detecção das intrusões.&nbsp;</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><strong>Metodologia.</strong></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">&nbsp;Foi conduzida pesquisa quantitativa e experimental utilizando a base de dados pública NSL-KDD. </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">I</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">mplementados três modelos: RNA, KNN e o modelo Híbrido (RNA+KNN),treinados e testados. </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">O </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">desempenho foi comparado utilizando métricas de acurácia, precisão, recall, F1-score e tempo de processamento.&nbsp;</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><strong>Resultados.</strong></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">&nbsp;O modelo híbrido demonstrou superioridade, alcançando acurácia de 99,2%, superando modelos de RNA (97,8%) e KNN (96,5%) isoladamente. Notavelmente, o método híbrido obteve redução significativa na taxa de falsos positivos, com custo computacional marginalmente maior, considerado trade-off aceitável.&nbsp;</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><strong>Considerações Finais.</strong></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">&nbsp;O método híbrido mostrou-se abordagem eficaz e robusta para a detecção de intrusão em redes, mesmo seis anos após a proposição inicial. A combinação sinérgica das duas técnicas oferece equilíbrio superior entre precisão e capacidade de detecção, validando a aplicabilidade em ambientes de rede modernos.</span></span></span></p> Laércio Bubiak da Cruz, Wagner Jorcuvich Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1193 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Abordagem Multimodal com Inteligência Artificial para Diagnóstico Precoce de Alzheimer https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1194 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A doença de Alzheimer, forma mais prevalente de demência, é distúrbio neurodegenerativo progressivo caracterizado por comprometimento da memória, declínio cognitivo e perda da independência funcional. O desafio de detectar a doença em estágio inicial impõe ônus significativos aos sistemas de saúde em todo o mundo. Este estudo avalia a eficácia de abordagem multimodal que integra dados clínicos a biomarcadores derivados de ressonância magnética estrutural para a detecção precoce da doença de Alzheimer, comparando o desempenho preditivo de três algoritmos de aprendizado de máquina com base nesses dados. Os dados foram obtidos da Iniciativa de Neuroimagem da Doença de Alzheimer (ADNI) e processados para extrair biomarcadores clínicos e de ressonância magnética. Os algoritmos Random Forest, Support Vector Machine com kernel RBF e XGBoost foram treinados e avaliados por meio de validação cruzada aninhada. O desempenho foi avaliado por meio de acurácia, F1-score e AUC, com análise de SHAP para interpretabilidade. O modelo SVM-RBF obteve o melhor desempenho geral, com acurácia balanceada de 0,924, F1-score macro de 0,924 e AUC-ROC de 0,978, superando estatisticamente o XGBoost. A análise SHAP confirmou que as previsões foram impulsionadas por atributos clínicos e biológicos significativos, como escores cognitivos (CDR-SB, MMSE) e volumes hipocampais entorrinais. Esses achados demonstram que a integração multimodal aumenta a confiabilidade e a interpretabilidade diagnóstica, apoiando a detecção precoce e explicável da doença de Alzheimer.</p> Bouchra Assad Akl, Wellington de Oliveira, Isabel Fernandes de Souza Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1194 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Desempenho Acadêmico na Previsão da Evasão no Ensino Superior https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1195 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A pesquisa comparou modelos de machine learning para predição da evasão no ensino superior, utilizando atributos de desempenho acadêmico, demográficos e socioeconômicos. Quatro modelos foram avaliados (Random Forest, XGBoost, LightGBM e Ensemble). Os resultados da validação cruzada indicaram a superioridade dos algoritmos baseados em Gradient Boosting. O LightGBM apresentou o melhor desempenho geral, com acurácia de 91,05% e AUC-ROC de 0,9694. A análise da matriz de confusão do LightGBM revelou Taxa de Falsos Negativos de 9,82% e Taxa de Falsos Positivos de 7,27%. O estudo dos erros revelou que os falsos negativos, estudantes que cancelaram e não foram identificados, abandonaram o curso apesar do desempenho acadêmico semelhante ao dos ativos, sugerindo evasão motivada por fatores não acadêmicos e não capturados pelo modelo. A importância dos atributos, medida pelo SHAP, estabeleceu que a eficiência acadêmica, principalmente média de aprovações por período e taxa de carga horária de sucesso no último semestre são os preditores dominantes. Concluiu-se: modelos de boosting são eficazes para sistemas de alerta precoce e baixo desempenho é forte indicador de risco. A limitação em captar fatores não acadêmicos aponta para a necessidade de incorporar dados mais abrangentes para previsão de maior impacto nas estratégias de retenção.</p> Ruminiki Pavei Schmoeller, Vanessa Demarchi Peron, Walter Mesquita Filho Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1195 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Análise Comportamental de Textos Argumentativos em Sistemas Tutores Inteligentes https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1197 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A Aprendizagem Baseada em Competências (AC) visa promover o desen- volvimento integrado dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, todos essenciais para a prática profissional. Embora os Sistemas Tutores In- teligente (STI) tenham apoiado a AC, fornecendo instrução personalizada, a maioria das pesquisas nessa área tem se concentrado nas dimensões de co- nhecimento e habilidade, deixando a dimensão atitudinal amplamente inex- plorada. Embora alguns estudos tenham investigado a inferência de atitudes e comportamentos a partir de dados não estruturados, como textos argumen- tativos, nenhum o fez no contexto dos STI aplicados à AC. Neste contexto, o presente estudo analisa os resultados preliminares do feedback comportamental gerado por Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM) com base em textos argumentativos escritos por alunos militares em um curso técnico de aviação oferecido pelo Exército Brasileiro. Os resultados sugerem que os LLM são promissores como possíveis ferramentas para apoiar a avaliação atitudinal em ambientes STI por meio da análise da escrita dos alunos.</p> Cláudia Rödel Bosaipo Sales da Silva, Sarah Vitória Luiz Vanderei, Alberto Sulaiman Sade Junior, Ronaldo Ribeiro Goldschmidt Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1197 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Integrando Coleta e Mineração de Dados sobre Uso de Jogos Educacionais Digitais para Capacitação Discente na Identificação de Fake News em Português https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1198 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">O uso de jogos educacionais digitais (JED) para capacitação discente na identificação de </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><em>Fake News </em></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">tem se mostrado promissor. Entretanto, reunir dados sobre a utilização dos JED para buscar padrões que auxiliem neste tipo de capacitação é uma tarefa que exige conhecimento técnico para manipulação e análise desses dados, além de ser sujeita a falhas que podem ocorrer mediante o uso de ferramentas como planilhas e softwares de análises de dados. Assim sendo, este artigo propõe um módulo de mineração automática de dados sobre o comportamento de alunos no uso do JEDi, um jogo voltado à capacitação na identificação de </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><em>Fake News </em></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">escritas em Língua Portuguesa. O módulo foi integrado à base do JEDi, permitindo mineração de dados com reduzida intervenção humana. Um estudo de caso com três turmas do ensino médio evidenciou a adequação do módulo proposto. </span></p> Angelo C. S. Paolino, Cláudia Rödel Bosaipo Sales da Silva, Isabel Fernandes de Souza, Cláudio Passos, Paulo Cesar Coelho, Ronaldo R. Goldschmidt Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1198 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 A Utilização da Inteligência Artificial na Educação da Enfermagem https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1203 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Objetivo:</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"> Analisar os efeitos da utilização da Inteligência Artificial (IA) na formação em Enfermagem, considerando contribuições ao ensino teórico prático, limites pedagógicos/institucionais e implicações éticas. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Metodologia:</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"> Estudo observacional, exploratório e quantitativo realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Foz do Iguaçu – PR com estudantes e docentes de Enfermagem. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Resultados:</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"> Participaram 72 respondentes, de todos os períodos da IES; 97,2% relataram conhecer/usar IA com frequência ou ocasionalmente; destaque para acesso rápido à informação (92%), economia de tempo (86%) e apoio à aprendizagem (81%); uso como suporte à decisão clínica avaliado com cautela (47%); preocupações incluíram redução da autonomia (49%), dependência (44%) e dificuldade de avaliar confiabilidade (42%), com 93% já tendo encontrado informações incorretas; crença no uso ético (83,3%), interesse por mais formação (68,1%) e relatos de uso inadequado (65,3%). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Conclusão:</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"> A IA encontra se incorporada ao cotidiano formativo como aliada ao estudo e à organização do trabalho acadêmico, mas requer letramento digital, diretrizes de uso responsável e práticas de checagem que preservem o julgamento clínico. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">R</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">comenda</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">m-</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">se incorporar trilhas sobre IA desde os períodos iniciais e instituir políticas de integridade em aprendizagem significativa.</span></span></span></p> Yasminne Corrêa Lopes, William da Costa Moreira, Gabriela Pereira da Silva Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1203 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Aplicação da Inteligência Artificial Generativa no Gerenciamento de Riscos de Projeto https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1204 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="color: #000000;">Este estudo objetiv</span><span style="color: #000000;">a</span><span style="color: #000000;"> analisar a inteligência artificial generativa (GenAI) aplicada ao gerenciamento de riscos em projetos por meio de revisão sistemática da literatura, seguindo os procedimentos do fluxo PRISMA e protocolos de busca nas bases Scopus, ScienceDirect e Google Scholar. </span><span style="color: #000000;">I</span><span style="color: #000000;">dentificados 113 registros; após remoção de duplicatas e aplicação de critérios de inclusão relacionados a implementações empíricas de GenAI </span><span style="color: #000000;">foram analisados </span><span style="color: #000000;">20 artigos publicados entre 2023 e maio de 2025. A maior parte concentra-se na fase de planejamento, utilizando </span><span style="color: #000000;"><em>Large Language Models</em></span><span style="color: #000000;"> (LLMs), como o modelo GPT-4 da OpenAI, para extração automática de riscos, predição de probabilidades e impactos, e geração de planos de resposta, além de aplicações em simulações preditivas, automação de relatórios, monitoramento em tempo real e análise de sentimentos em grandes bases de dados. Conclui-se que a GenAI pode aumentar significativamente a eficiência, a consistência e a agilidade das decisões no gerenciamento de riscos de projetos, embora sejam necessários frameworks robustos de governança de IA e validadas investigações em cenários operacionais reais.</span></p> Peterson Carlos Zimmermann Mai, Claudio Alexandre de Souza, Eduardo Cesar Dechechi Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1204 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Perícia Grafotécnica e Inteligência Artificial https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1205 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A perícia grafotécnica, ramo da documentoscopia, visa autenticar ou identificar falsificações de assinaturas e escritos. Com os avanços da inteligência artificial (IA), novas ferramentas digitais têm sido introduzidas para aprimorar a precisão e confiabilidade das análises. Este artigo explora como a IA tem impactado a perícia grafotécnica, destacando algoritmos de reconhecimento de padrões, redes neurais e aprendizado de máquina. A pesquisa aborda as aplicações tecnológicas para identificar padrões de escrita e os desafios e benefícios da admissibilidade jurídica desses laudos.</p> Maria Suzie de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1205 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Literatura Infantil https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1206 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo investiga como a Literatura Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas, especialmente sobre a estimulação da criatividade e das habilidades linguísticas antes da alfabetização formal. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi fundamentada em uma análise bibliográfica criteriosa, que envolveu publicações científicas sobre o papel da literatura no desenvolvimento infantil, abordando sua relação com a imaginação, a cognição e as habilidades linguísticas. Também, adotou a técnica de análise qualitativa de dez livros infantis previamente selecionados, cujos critérios foram|: qualidade do texto, projeto gráfico e propriedades formais. Deveriam ainda se enquadrar nas categorias livros-imagem, humor, literatura experimental, cultura brasileira e contos de fadas. O referencial teórico incluiu autores como Koch e Elias (2002) e Gândara e Befi-Lopes (2010), que destacam o impacto da literatura no desenvolvimento integral da criança. Os resultados indicaram que, ao ser introduzida desde a educação infantil, a literatura não só amplia o vocabulário e aprimora a compreensão de estruturas linguísticas mais complexas, mas também estimula a imaginação e o pensamento abstrato. Conclui-se que a literatura infantil desempenha um papel essencial na formação cognitiva e emocional das crianças, sendo um recurso valioso para o desenvolvimento de suas capacidades criativas, sociais e linguísticas.</p> Amanda Sabino Jandrey, Terezinha Corrêa Lindino Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1206 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000 Inteligência Artificial e Processos Educacionais: Perspectivas e Desafios https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1191 <p class="rc-corpo-de-texto-western"><span style="font-size: small;">Esta edição se dedica a discutir as complexas relações e reflexões críticas que emergem da convergência entre a Inteligência Artificial (IA) e os processos educacionais, cuja relevância redefine o papel do humano diante da tecnologia.&nbsp;</span><span style="font-size: small;">A Educação 5.0 representa significativa evolução no campo educacional, promovendo a integração profunda entre tecnologia e aprendizagem, sem deslocar o ser humano do centro desse processo. Diferentemente da Educação 4.0, centrada no uso instrumental da tecnologia, a abordagem 5.0 busca o desenvolvimento integral do estudante, incorporando dimensões cognitivas, socioemocionais e éticas.</span></p> Ruminiki Pavei Schmoeller , Gildomiro Bairros Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1191 qui, 18 dez 2025 00:00:00 +0000