Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade <p>ISSN Impresso: 1980-8666</p> <p>ISSN Eletrônico: 2674-8231</p> <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos científicos, principalmente, no contexto da missão da Instituição: Inovações em Educação: Metodologias Ativas de Aprendizagem, comunicação, políticas públicas, incluindo abordagem multidisciplinar, a fim de promover a socialização dos conhecimentos relativos a novas e eficazes práticas educacionais.</p> <p>A periodicidade da revista Pleiade, em 2022, passa a ser trimestral, sendo publicada em Março, Junho, Setembro e Dezembro.</p> pt-BR <p>Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de <a href="https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/management/settings/distribution#license//index.php/pleiade/about/contact">contato</a>), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou <a href="http://www.uniamerica.br/pdf/pleiade/c89577b8a9.pdf">neste endereço</a>.</p> pleiade@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari ) antonio.pitaguari@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari) seg, 29 set 2025 14:54:14 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Consciência: Educação e Sociedade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1176 <p class="rc-corpo-de-texto-western"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Refletir sobre "consciência, educação e sociedade" nos auxilia a entender como os indivíduos e as comunidades se formam, interagem, constroem o conhecimento e a partir dele compreendem a realidade. A consciência é cada vez mais reflexo das dinâmicas sociais e culturais nas quais o indivíduo está inserido. A educação, por sua vez, desempenha papel fundamental nesse processo de formação da consciência, pois, por meio dela os indivíduos adquirem ferramentas cognitivas e emocionais para interpretar e transformar o mundo. Nesse sentido, a educação é mecanismo de formação da consciência individual e coletiva, refletindo e, ao mesmo tempo, moldando as estruturas sociais.</span></span></p> João Jorge Correa Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1176 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Educação e Sociedade: Reflexões Sobre Identidade e Conhecimento https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1177 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">O ofício de mestre na sociedade, constitui-se em compromisso ético e social no desenvolvimento integral dos sujeitos, partindo </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">de </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">humana docência. Esse compromisso, implica</span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> em ambiente seguro, crítico e acolhedor, no qual todos sejam respeitados e valorizados. T</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">al perspectiva reconhece o “Ofício de mestre” atrelado no acolhimento e nas trocas das relações culturais, para além de escola e ensino conteudista. Diante disso, surge a questão: quais reflexões podem intervir para novo olhar sobre o educador e sua imagem? Como objetivo de discorrer sobre reflexões que podem contribuir sob as percepções diante do educador e sua imagem, de modo a promover uma docência humanizada e consciente a todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. A </span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">metodologia emprega-se como pesquisa de cunho bibliográfico com base em autores como: Arroyo (2000, 2012), Canário (2008), Libâneo (2018), e Freire (1987, 1996), que possibilitam embasamento teórico em reflexões voltadas ao educador, educando, escola e sociedade. As conclusões implicam no papel reflexivo e mediador no processo de ensino e aprendizagem, </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">partindo do princípio da prática humanizadora.</span></span></p> Almir Paulo dos Santos, Brenda Carolina Brugnera, Emily dos Santos, Paola Berria, Tainá Deffaci Corassa Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1177 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Avaliação Diagnóstica: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1178 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">O texto objetiva apontar, circunstancialmente, tendências de algumas pesquisas científicas sobre a ‘avaliação diagnóstica’, a partir de uma metodologia dialética, com abordagem analítico-reconstrutiva, estruturada a partir de uma revisão narrativa de literatura (de 2001 a 2022). Em seu desenvolvimento, o texto apresenta 03 seções: exposição acerca da revisão narrativa como procedimento metodológico; segunda seção sobre o conceito de avaliação diagnóstica, e a terceira seção, tendências no uso e aplicações de tal avaliação. Como conclusão, aponta a tímida produção acadêmica localizada sobre o tema, lembrando algumas tendências e indicando que as ‘avaliações diagnósticas’ apresentam um amplo leque de possibilidades de estudos, debates e aprofundamentos.</p> Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Adriano Canabarro Teixeira Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1178 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Desafios e Perspectivas da Escola Pública no Brasil https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1179 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este artigo propõe revisão crítica sobre a função social da escola pública no Brasil, articulando abordagem histórico-teórica com base em autores clássicos e contemporâneos da área da Educação. A partir de metodologia qualitativa e bibliográfica, busca-se compreender como a escola pública tem sido historicamente construída e tensionada entre o papel de reprodutora das desigualdades sociais e o potencial de instituição emancipadora e formadora da cidadania. A análise destaca os impactos das políticas neoliberais sobre o sistema educacional, os desafios persistentes relacionados à democratização do acesso, permanência e qualidade do ensino, bem como a necessidade de valorização da educação pública como um direito social. Por fim, defende-se que a superação das contradições históricas da escola pública exige o fortalecimento de políticas educacionais democráticas e inclusivas, comprometidas com a transformação social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.</p> Daniele Franchini de Lemos, Janete Liane Boehm Lutke, Valdecir Soligo Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1179 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Educação Inclusiva https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1180 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;">Este artigo objetiva analisar as dissertações de IES vinculadas à linha de pesquisa “Práticas e processos formativos para Educação Inclusiva” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional defendidas em 2024. Trata-se de resultados parciais da pesquisa em andamento “Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da linha três” e está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). Como procedimento metodológico foi utilizada a metapesquisa, sendo selecionadas seis dissertações disponibilizadas nos <em>sites</em> institucionais e analisadas na perspectiva histórico-cultural de acordo com referencial teórico, objetivos, justificativa e procedimentos metodológicos. Conclui-se: a) contempla o público da Educação Inclusiva; b) articula com as experiências profissionais das mestrandas; c) emprega a pesquisa-ação e diversos instrumentos de coleta de dados. Como desafios, sugere-se o aumento do número de participantes, de locais de pesquisa e de modalidades de ensino.</span></p> Karen Ribeiro, Carla Nunes Alves, Débora Regina Gallo, Ismenia Lopes Oliveira, Lizarda Luciano do Carmo Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1180 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Formação de Professores https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1181 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo investiga algumas categorias de conhecimento necessárias para a formação de professores da educação básica que atuam em escolas brasileiras com presença significativa de alunos falantes de espanhol. O trabalho adota uma abordagem exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, para identificar e discutir quatro categorias: multiculturalismo, interculturalidade, multilinguismo e plurilinguismo. Conclui-se que multiculturalismo e multilinguismo aludem ao reconhecimento e ao respeito às diferenças, enquanto a interculturalidade e o plurilinguismo significam a coexistência de diferentes línguas e culturas como elemento de enriquecimento das relações sociais. Na perspectiva da interculturalidade e do plurilinguismo, a escola que acolhe as diferenças ensina a língua padrão como uma das muitas formas de interação, e não como sendo a única aceitável.</p> Tamara Cardoso André, Layla Lorene Araújo Cuenca Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1181 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Enfermagem https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1182 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">O presente estudo tem como objetivo</span> avaliar os cuidados na atenção ao atendimento a pacientes em tratamento renal dialítico e os encaminhamentos que abrangem esse atendimento em um município de fronteira.<span style="color: #202124;"><span style="background: #ffffff;"> Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa onde o cenário da pesquisa foram duas clínicas especializadas em terapia renal substitutiva e uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em região de tríplice fronteira. Foram realizadas entrevistas com Enfermeiros que foram transcritas e interpretadas a partir do método de análise de dados de </span></span><span style="background: #ffffff;">Minayo. Após a análise, obteve-se cinco categorias temáticas. </span>A<span style="background: #ffffff;">s complicações mais frequentes durante a hemodiálise são hipotensão, cãibras e hipercalemia, bem como</span> as dificuldades que os enfermeiros possuem em relação aos cuidados desses pacientes, sendo elas, descompensação de sinais, balanço hídrico rigoroso, restrição de mudança de decúbito durante a hemodiálise. A assistência de Enfermagem ao paciente durante a hemodiálise é fundamental e indispensável.</span></span></p> <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">&nbsp;</p> Luana Carolina Pansera, Carla Vergina Conrad de Lima, Leticia Caroline Lacoski, Ian Lala Ferreira, Helder Ferreira Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1182 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 As Metas da China para Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1183 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">De modo diferente dos países ocidentais, a China deve ser identificada como um </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Estado-Civilização</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"> e não como um </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Estado-Nação</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">. Esta e outras características especificam a unicidade da forma com que a realidade é vista no Oriente. O futuro global está intrinsecamente ligado à evolução da China, cuja visão é permeada por princípios e valores advindos de um paradigma diverso daquele que nortea o Ocidente. Ao apresentar tais diferenças, esse trabalho buscará correlacionar as bases para o entendimento das metas estabelecidas pelo planejamento Chinês em direção a uma </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"> – CFCH, envolvendo dimensões econômicas, tecnológicas, sociais e do meio-ambiente, dentre outras, sob uma visão global unificada. O objetivo é propor um enfoque mais realista acerca do que a China aspira hoje e para o futuro, sem o viés das manipulações de imagem e desinformação promovidas atualmente na mídia social, enfatizando a essência ética da CFCH. A metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas específicas, aliada às experiências vividas ao longo de décadas residindo e atuando profissionalmente naquele país. Considerações finais deverão apontar para as perspectivas futuras da viabilidade, ou não, de concretização das metas da CFCH.</span></span></span></p> Marcos de Paiva Vieira Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1183 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Fases de Validação Metodológica em Pré-Incubadora UNIHUB (Unioeste Campus Foz do Iguaçu) https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1184 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A pré-incubadora UNIHUB <em>Campus</em> Foz do Iguaçu, vinculada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), configura-se como ambiente formativo e de apoio ao empreendedorismo acadêmico e regional. Este artigo objetiva analisar e descrever a Etapa Beta do Programa de Pré-Incubação da UNIHUB como momento de experimentação e validação metodológica, com vistas ao aprimoramento do modelo adotado para edições futuras. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, com coleta e análise de dados referentes ao perfil dos 18 participantes ativos, às 14 ideias de projetos desenvolvidas, às mentorias realizadas e às avaliações formativas aplicadas ao longo da trilha. Para avaliar o nível de maturidade das propostas, são considerados critérios como situação conceitual, estágio tecnológico, estrutura física e financeira, E.V.T.E.C., pesquisa de mercado e visão empreendedora. A partir das ideias iniciais, mesmo em estágio incipiente, as atividades formativas e as mentorias contribuíram de forma significativa para o amadurecimento dos projetos. A Etapa Beta cumpre seu papel como experimento estruturante, gerando subsídios relevantes para o aperfeiçoamento metodológico do programa e consolidando a UNIHUB como ambiente promotor da inovação no contexto regional.</p> Edina Dorilda de Oliveira, Eduardo Cesar Dechechi, Claudio Alexandre de Souza Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1184 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Educação e Gestão Financeira do Microemprendedor https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1148 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">A educação financeira é importante para a vida dos indivíduos, pois o conhecimento dela contribui e proporciona o bem-estar econômico financeiro. A gestão financeira é uma das responsabilidades mais importantes em uma organização, com o conhecimento dela, o empreendedor adquiri segurança ao tomar decisões de gestão sobre os lucros, o fluxo de caixa e a situação financeira da empresa. Com uma gestão financeira adequada, as pequenas empresas se tornam mais preparadas em cenários de instabilidade, sendo isso, um fator fundamental para mitigação dos impactos negativos de acontecimentos não planejados em recursos financeiros. Nesse sentido, por meio de uma revisão sistemática da literatura existente, esse estudo busca identificar a importância da educação e gestão financeira do microempreendedor e como o conhecimento da mesma podem auxiliar empresários na aplicação de melhorias e sobrevivência de pequenas empresas.</span></span></p> Kryssia Paola Tajra Vieira, Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva, Luis Fernando Moreira Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1148 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Resenha Crítica https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1185 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Biblioteca Universitária (BU) diferencia-se dos demais tipos de biblioteca pela função de oferecer serviços de apoio ao ensino, pesquisa e extensão da universidade. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), faz-se necessário implantar inovações na gestão das Bus capazes de contribuir para o planejamento estratégico de serviços e gestão, a fim de ir ao encontro do atendimento das necessidades contemporâneas do seu público-alvo e dar maior visibilidade ao seu valor, na instituição que a mantém. Desse modo, apresenta-se a resenha crítica de um artigo que produziu o levantamento de tendências para a gestão de BUs, resgatou modelos de serviços inovadores e deu exemplos de indicadores para a avaliação da sua qualidade. Foi possível identificar a contribuição significativa da pesquisa realizada, apontar lacunas e apresentar pontos de vista contrários. Conclui-se que é possível e necessário encontrar novas formas de fazer a gestão em BUs, oferecer novos serviços aos usuários e utilizar ferramentas para avaliá-la, levando-se em conta uma sociedade cada vez mais conectada e o surgimento da inteligência artificial generativa.</p> Katia Abreu Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1185 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000