Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade <p>ISSN Impresso: 1980-8666</p> <p>ISSN Eletrônico: 2674-8231</p> <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos científicos, principalmente, no contexto da missão da Instituição: Inovações em Educação: Metodologias Ativas de Aprendizagem, comunicação, políticas públicas, incluindo abordagem multidisciplinar, a fim de promover a socialização dos conhecimentos relativos a novas e eficazes práticas educacionais.</p> <p>A periodicidade da revista Pleiade, em 2022, passa a ser trimestral, sendo publicada em Março, Junho, Setembro e Dezembro.</p> pt-BR <p>Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de <a href="https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/management/settings/distribution#license//index.php/pleiade/about/contact">contato</a>), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou <a href="http://www.uniamerica.br/pdf/pleiade/c89577b8a9.pdf">neste endereço</a>.</p> pleiade@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari ) antonio.pitaguari@descomplica.com.br (Antonio Pitaguari) ter, 02 abr 2024 19:46:44 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Descomplica UniAmérica com Atenção Plena no Futuro do Trabalho https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/980 <p>A<span style="background: #ffffff;"> visão de conjunto que vem sendo vislumbrada pelo pioneirismo </span>da Descomplica UniAmérica<span style="background: #ffffff;"> na área de Tecnologia Educacional (EdTech), somado à aplicação de </span>modelo educacional dedicado à resolução de problemas reais, aprendizagem de competências <span style="background: #ffffff;">promovida por dedicados docentes e discentes </span>vem refletindo o momento oportuno de analisar o<span style="background: #ffffff;"> futuro da empregabilidade. A</span>s consequências sociais, políticas e econômicas da Inteligência Artificial (IA) deve, nos próximos anos, afetar milhões de empregos em todo o planeta. Além da automação de atividades e da transformação dos perfis requisitados para postos de trabalho, caminhamos para um mercado de trabalho em próxima e intensa renovação.</p> Antonio Pitaguari Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/980 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Visão dos Direitos Transindividuais nas Empresas com o Desenvolvimento Sustentável, Conforme o Artigo 170 da Constituição https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/981 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #222222;">Quando analisamos os direitos transindividuais, estamos diante de um aspecto subjetivo que engloba a sociedade, como um todo e, seu principal escopo </span>é atender a maior quantidade de pessoas possíveis, para o bem geral. A metodologia que foi aplicada nesse artigo, foi justamente a dedutiva, a qual com argumentos trazidos pela doutrina chegaremos a diversas conclusões. Num primeiro plano, o estudo do caráter social é o início dos estudos para que possamos analisar o caráter transindividual, assim como a tutela jurisdicional desses direitos e ainda o apontamento dos interesses transindividuais, assim como os meios de solução de conflitos coletivos.</span></span></p> Gleibe Pretti Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/981 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Iniciação Científica e Desenvolvimento de Habilidades Investigativas: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/934 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado, na qual foram desenvolvidos encontros de iniciação científica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Partimos da premissa de que o desenvolvimento de projetos de pesquisa oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à investigação como prática de produção de conhecimentos. Neste contexto, o intuito deste artigo é analisar as contribuições da prática da iniciação científica para o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas às práticas epistêmicas, isto é, ao aprender sobre ciências. A análise evidenciou que a iniciação científica oportunizou a vivência de práticas epistêmicas ligadas à produção e comunicação do conhecimento. Dentre elas, destacam-se o desenvolvimento da argumentação, da autonomia e a capacidade de tomada de decisão. Foi possível evidenciar que os estudantes aprenderam sobre a organização de um projeto de pesquisa, já que vivenciaram este processo, desde a escolha da temática, elaboração da questão problema, da justificativa, dos objetivos, passando pela fundamentação teórica, pela metodologia e finalizando com a interpretação dos resultados e conclusões. Em síntese, é possível inferir que a iniciação científica contribuiu para o desenvolvimento de diferentes habilidades ligadas carvalhà investigação como estratégia de ensino e de produção de conhecimento.</p> Noeli Jung Friedrich de Lima , Sônia Elisa Marchi Gonzatti Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/934 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos de Graduação na Área da Saúde: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/943 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Objetivo: Identificar as evidências científicas, as potencialidades e as fragilidades no uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de graduação na área da saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed e Lilacs. A busca foi realizada no mês de julho de 2023, utilizando os descritores controlados (DeCS/Mesh) para assegurar uma busca ampla. Resultados: A amostra final foi composta por 5 artigos, os quais descreveram as potencialidades e as fragilidades da ABPj. Como potencialidades, destacam-se as seguintes: propiciar o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e de comunicação, de pensamento crítico, de gestão de conflitos e de profissionalismo. Como fragilidades, observam-se: falta de tempo e de capacitação dos docentes para a implementação da ABPj. Considerações finais: A ABPj pode ser compreendida como uma metodologia eficaz para a formação contemporânea em cursos da área de saúde, tendo em vista que possibilita o trabalho em equipe, assim como a aquisição de competências e de habilidades fundamentais para egressos desta área.</span></span></p> Laís Carvalho dos Santos Ivata, Eduardo Vitorino, Julia Souza Martins, Maria Giulia Costa de Oliveira, Patrícia Costa dos Santos da Silva Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/943 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Análise dos Principais Avanços Tecnológicos da Indústria 4.0 Direcionados à Fisioterapia https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/982 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">A Indústria 4.0 é um conceito que se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de várias tecnologias emergentes, voltadas para a eficiência e otimização de processos produtivos. Na Fisioterapia, a Indústria 4.0 é comumente remetida a uma quantidade limitada de ferramentas, sendo, inclusive, pouco elucidada na literatura vigente. O presente estudo trata-se de uma revisão narrativa, que objetivou evidenciar quais são as tecnologias da indústria 4.0 que frequentemente vem sendo utilizadas na Fisioterapia, e discorrer sobre as principais aplicações. A seleção dos artigos foi feita nas bases de dados: Medline, Google Acadêmico, ACM Digital e IEEExplore. Os resultados mostraram que o aprendizado de máquina tem o maior número de aplicações, seguido de robótica avançada, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e análise de dados. Conclui-se que as tecnologias 4.0 estão presentes nos vários processos de reabilitação, desde a avaliação até os exercícios domiciliares.</span></span></p> Ingridy Danielle Barros de Souza, Isabel Cristina Guedes de Lima, Juliane Monique Dias de Santana, Juliana de Netto Maia, Maria das Graças Paiva, Gisela Rocha de Siqueira, Eduardo José Nepomuceno Montenegro Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/982 qua, 17 abr 2024 00:00:00 +0000 Classificação de Coberturas e Espécies de Árvores em Ambientes Urbanos Tropicais Utilizando Redes Neurais Convolucionais e Conceitos de Conjuntos Fechados e Abertos: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/968 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Este estudo engloba a literatura sobre classificação de coberturas e espécies de árvores em ambientes urbanos tropicais utilizando redes neurais convolucionais e conceitos de conjuntos fechados e abertos com o objetivo de evidenciar a diferença na utilização de conjuntos fechados e abertos e a relevância da utilização de conjuntos abertos para representar com mais fidelidade o espaço geográfico alvo da análise e desta forma diminuir o erro de generalização na predição de espécies de árvores. Realizou-se revisão bibliográfica exploratória com pesquisas científicas contendo as seguintes abordagens centrais “impacto de ambientes arborizados na saúde”, “classificação de espécies de árvores”, “redes neurais convolucionais para classificação de imagens” e “conceitos de conjuntos abertos e fechados”. A partir da revisão bibliográfica foi possível observar a importância da necessidade de utilização de técnicas computacionais que permitam a utilização de conjuntos abertos na classificação automática de espécies de árvores para evitar equívocos na fase de predição de um sistema de reconhecimento de padrões, e desta forma aumentar a eficiência ao analisar dados geográficos de uma região tropical urbana.</span></span></p> Edvan de Souza Silva Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/968 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Síndrome da Obesidade e Hipoventilação Alveolar (SOH): https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/983 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A síndrome da obesidade hipoventilação alveolar (SOH) é uma consequência da obesidade, caracterizada por um comprometimento na mecânica respiratória, hipercapnia grave e hipoventilação alveolar, que pode encaixar-se na tríade composta por: obesidade, alterações gasométricas diurnas e ausência de outras anormalidades, com ocorrência frequente de apneia do sono. Atualmente os métodos terapêuticos enfatizam em normalizar a ventilação durante o sono e reduzir o peso do paciente. Essa revisão busca, por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados, fornecer uma visão geral da síndrome da obesidade e hipoventilação alveolar, com o intuito de elucidar sobre sua definição, fisiopatologia, fenótipo, diagnóstico, terapias e prognósticos.</p> Emillie Pinheiro Barros, Ana Júlia Morzelle, Gustavo Moreno Frederico, Israel Dalmina Emílio Amadeu, Lídia Soares da Silva, Marise Vilas Boas Pescador Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/983 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Percepção da Equipe de Enfermagem de Hospital Público sobre a Assistência Paliativa ao Paciente em Fase Terminal https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/984 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;">Introdução: cuidado paliativo compreende a assistência executada por equipe multiprofissional para pessoas que possuem doença incurável, ameaçadora de vida, com objetivo de trazer qualidade de vida ao paciente e familiares. Objetivo: apresentar percepção da equipe de enfermagem atuantes em unidade de internação de hospital público de Foz do Iguaçu/PR, com atendimento gratuito pelo SUS. Metodologia: estudo observacional, exploratório com abordagem qualitativa. Resultados: foram identificados três temas norteadores: A equipe de enfermagem no cuidado paliativo; os cuidados paliativos no final de vida; Dificuldade no cuidado paliativo. Considerações Finais: A importância da capacitação para lidar com o sentimento de empatia/tristeza bem como proporcionar conforto/dignidade.</p> Andréia Conrado de Moraes, Pricilla Higashi, Chris Mayara Tibes Cherman, Isabel Fernandes Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/984 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Percepção de Puérperas quanto aos Cuidados Recebidos de Equipe de Enfermagem em Cidade de Tríplice Fronteira https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/985 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Introdução: o cuidado da enfermagem na atenção obstétrica auxilia para qualificar assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção, ao promover o protagonismo da mulher e a participação do parceiro nos cuidados com o recém-nascido. Objetivo: identificar</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">a</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">percepção</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">das</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">puérperas</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">quanto</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">aos cuidados</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">recebidos</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">pela</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">equipe de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">enfermagem</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">na</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">cidade de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Foz</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">do</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">Iguaçu,</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> PR. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas presenciais com as puérperas, utilizando</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">um</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">roteiro</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">semiestruturado.</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Resultados: Participaram do estudo 13 puérperas com idades entre 18 e 40</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">anos. Observou-se boa experiência de parto, porém</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">as entrevistadas sentiram falta de apoio por parte da equipe de enfermagem no</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">momento</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">da amamentação. As forte</span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">s</span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> dores do parto estiveram acima das expectativas. As mulheres submetidas à cesariana sentiram menos dor do que esperavam. Considerações Finais: importante</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">a</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">atuação</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">da</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">equipe</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">enfermagem, por meio da educação em saúde desde a primeira consulta do pré-natal, até a consulta puerperal nos primeiros dias pós-parto, tirando dúvidas, com vistas a diminuir as inseguranças neste processo.</span></p> Magali Fabiani Schwarz, Chris Mayara Tibes Cherman, Ana Jessily Camargo Barbosa, Aurora Tontini de Araujo, Isabel Fernandes Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/985 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Resgatando Histórias e Identidades: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/933 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">Este artigo analisa o movimento de ocupa</span>ção das escolas públicas paranaenses em Foz do Iguaçu, destacando a mudança de nome do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco para Colégio Estadual Clarice Lispector como um ato simbólico que evidencia a disputa de memórias e a construção identitária do movimento estudantil. A substituição do nome da escola, que homenageava um ex-presidente brasileiro ligado à Ditadura Civil-Militar, por uma renomada escritora brasileira, reflete a resistência dos estudantes em relação ao passado autoritário e a busca por novos valores e ideologias. A análise baseia-se em conceitos sociológicos e históricos, destacando a importância das memórias individuais e coletivas na formação de identidades grupais. Através da reconstituição das memórias dos estudantes e da análise de seus discursos e ações durante as ocupações, este estudo contribui para compreender a dinâmica do movimento estudantil e suas implicações sociopolíticas.</span></span></p> Marcos Galdino Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/933 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000 Enfermagem na Saúde Mental: Mapeamento com Apoio da Escala de Sofrimento Moral de Estudantes de Graduação em Enfermagem (ESMEE) em Instituição Particular de Foz do Iguaçu, PR https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/935 <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;">Introdução. O sofrimento moral é problema enfrentado por estudantes de enfermagem que pode afetar negativamente sua saúde mental. A problemática é relevante na formação, pois pode afetar a percepção dos estudantes e interferir na humanização da assistência. Objetivo. Mapear o sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem, utilizando Escala de Sofrimento Moral para Estudantes de Graduação em Enfermagem (ESMEE). Metodologia. Pesquisa quantitativa, exploratória, observacional e transversal aplicada em acadêmicos de enfermagem. Resultados. A pesquisa levantou em sua maioria estudantes do gênero feminino, com idades predominantemente entre 18 e 25 anos. Referente aos dados do sofrimento moral, o constructo “Condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário” representou a maior média de frequência e intensidade. Conclusão. A maior média tanto em intensidade quanto em frequência foi condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário, ressaltando a importância de melhorias nas condições institucionais para proporcionar ambiente de aprendizagem mais eficaz e ético<span style="color: #000000;">.</span></p> Thaís Decker Moreno, Priscilla Higashi, Larissa Djanilda Parra da Luz Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/935 ter, 02 abr 2024 00:00:00 +0000