https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/issue/feed Revista Pleiade 2024-04-02T19:46:44+00:00 Antonio Pitaguari pleiade@descomplica.com.br Open Journal Systems <p>ISSN Impresso: 1980-8666</p> <p>ISSN Eletrônico: 2674-8231</p> <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos científicos, principalmente, no contexto da missão da Instituição: Inovações em Educação: Metodologias Ativas de Aprendizagem, comunicação, políticas públicas, incluindo abordagem multidisciplinar, a fim de promover a socialização dos conhecimentos relativos a novas e eficazes práticas educacionais.</p> <p>A periodicidade da revista Pleiade, em 2022, passa a ser trimestral, sendo publicada em Março, Junho, Setembro e Dezembro.</p> https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/981 Visão dos Direitos Transindividuais nas Empresas com o Desenvolvimento Sustentável, Conforme o Artigo 170 da Constituição 2024-04-01T20:15:02+00:00 Gleibe Pretti professorgleibe@gmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #222222;">Quando analisamos os direitos transindividuais, estamos diante de um aspecto subjetivo que engloba a sociedade, como um todo e, seu principal escopo </span>é atender a maior quantidade de pessoas possíveis, para o bem geral. A metodologia que foi aplicada nesse artigo, foi justamente a dedutiva, a qual com argumentos trazidos pela doutrina chegaremos a diversas conclusões. Num primeiro plano, o estudo do caráter social é o início dos estudos para que possamos analisar o caráter transindividual, assim como a tutela jurisdicional desses direitos e ainda o apontamento dos interesses transindividuais, assim como os meios de solução de conflitos coletivos.</span></span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/934 Iniciação Científica e Desenvolvimento de Habilidades Investigativas: 2023-08-29T17:42:13+00:00 Noeli Jung Friedrich de Lima noeli.lima@universo.univates.br Sônia Elisa Marchi Gonzatti soniag@univates.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado, na qual foram desenvolvidos encontros de iniciação científica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Partimos da premissa de que o desenvolvimento de projetos de pesquisa oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à investigação como prática de produção de conhecimentos. Neste contexto, o intuito deste artigo é analisar as contribuições da prática da iniciação científica para o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas às práticas epistêmicas, isto é, ao aprender sobre ciências. A análise evidenciou que a iniciação científica oportunizou a vivência de práticas epistêmicas ligadas à produção e comunicação do conhecimento. Dentre elas, destacam-se o desenvolvimento da argumentação, da autonomia e a capacidade de tomada de decisão. Foi possível evidenciar que os estudantes aprenderam sobre a organização de um projeto de pesquisa, já que vivenciaram este processo, desde a escolha da temática, elaboração da questão problema, da justificativa, dos objetivos, passando pela fundamentação teórica, pela metodologia e finalizando com a interpretação dos resultados e conclusões. Em síntese, é possível inferir que a iniciação científica contribuiu para o desenvolvimento de diferentes habilidades ligadas carvalhà investigação como estratégia de ensino e de produção de conhecimento.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/943 Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos de Graduação na Área da Saúde: 2023-10-11T16:33:18+00:00 Laís Carvalho dos Santos Ivata laisrioverde@gmail.com Eduardo Vitorino vitorino_eduardo@outlook.com Julia Souza Martins juliasm510@gmail.com Maria Giulia Costa de Oliveira gcostamaria@ufu.br Patrícia Costa dos Santos da Silva patriciacosta@ufu.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Objetivo: Identificar as evidências científicas, as potencialidades e as fragilidades no uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de graduação na área da saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed e Lilacs. A busca foi realizada no mês de julho de 2023, utilizando os descritores controlados (DeCS/Mesh) para assegurar uma busca ampla. Resultados: A amostra final foi composta por 5 artigos, os quais descreveram as potencialidades e as fragilidades da ABPj. Como potencialidades, destacam-se as seguintes: propiciar o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e de comunicação, de pensamento crítico, de gestão de conflitos e de profissionalismo. Como fragilidades, observam-se: falta de tempo e de capacitação dos docentes para a implementação da ABPj. Considerações finais: A ABPj pode ser compreendida como uma metodologia eficaz para a formação contemporânea em cursos da área de saúde, tendo em vista que possibilita o trabalho em equipe, assim como a aquisição de competências e de habilidades fundamentais para egressos desta área.</span></span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/982 Análise dos Principais Avanços Tecnológicos da Indústria 4.0 Direcionados à Fisioterapia 2024-04-01T20:38:21+00:00 Ingridy Danielle Barros de Souza eduardo3montenegro@gmail.com Isabel Cristina Guedes de Lima eduardo3montenegro@gmail.com Juliane Monique Dias de Santana eduardo3montenegro@gmail.com Juliana de Netto Maia eduardo3montenegro@gmail.com Maria das Graças Paiva eduardo3montenegro@gmail.com Gisela Rocha de Siqueira eduardo3montenegro@gmail.com Eduardo José Nepomuceno Montenegro eduardo3montenegro@gmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">A Indústria 4.0 é um conceito que se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de várias tecnologias emergentes, voltadas para a eficiência e otimização de processos produtivos. Na Fisioterapia, a Indústria 4.0 é comumente remetida a uma quantidade limitada de ferramentas, sendo, inclusive, pouco elucidada na literatura vigente. O presente estudo trata-se de uma revisão narrativa, que objetivou evidenciar quais são as tecnologias da indústria 4.0 que frequentemente vem sendo utilizadas na Fisioterapia, e discorrer sobre as principais aplicações. A seleção dos artigos foi feita nas bases de dados: Medline, Google Acadêmico, ACM Digital e IEEExplore. Os resultados mostraram que o aprendizado de máquina tem o maior número de aplicações, seguido de robótica avançada, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e análise de dados. Conclui-se que as tecnologias 4.0 estão presentes nos vários processos de reabilitação, desde a avaliação até os exercícios domiciliares.</span></span></p> 2024-04-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/968 Classificação de Coberturas e Espécies de Árvores em Ambientes Urbanos Tropicais Utilizando Redes Neurais Convolucionais e Conceitos de Conjuntos Fechados e Abertos: 2024-01-25T23:25:45+00:00 Edvan de Souza Silva silva.edvan@ime.eb.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Este estudo engloba a literatura sobre classificação de coberturas e espécies de árvores em ambientes urbanos tropicais utilizando redes neurais convolucionais e conceitos de conjuntos fechados e abertos com o objetivo de evidenciar a diferença na utilização de conjuntos fechados e abertos e a relevância da utilização de conjuntos abertos para representar com mais fidelidade o espaço geográfico alvo da análise e desta forma diminuir o erro de generalização na predição de espécies de árvores. Realizou-se revisão bibliográfica exploratória com pesquisas científicas contendo as seguintes abordagens centrais “impacto de ambientes arborizados na saúde”, “classificação de espécies de árvores”, “redes neurais convolucionais para classificação de imagens” e “conceitos de conjuntos abertos e fechados”. A partir da revisão bibliográfica foi possível observar a importância da necessidade de utilização de técnicas computacionais que permitam a utilização de conjuntos abertos na classificação automática de espécies de árvores para evitar equívocos na fase de predição de um sistema de reconhecimento de padrões, e desta forma aumentar a eficiência ao analisar dados geográficos de uma região tropical urbana.</span></span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/983 Síndrome da Obesidade e Hipoventilação Alveolar (SOH): 2024-04-01T20:53:25+00:00 Emillie Pinheiro Barros emillie.pinheiro@gmail.com Ana Júlia Morzelle ajmorzelle@minha.fag.edu.br Gustavo Moreno Frederico gustavom@fag.edu.br Israel Dalmina Emílio Amadeu ideamadeu@minha.fag.edu.br Lídia Soares da Silva lssilva6@minha.fag.edu.br Marise Vilas Boas Pescador vquincas@gmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A síndrome da obesidade hipoventilação alveolar (SOH) é uma consequência da obesidade, caracterizada por um comprometimento na mecânica respiratória, hipercapnia grave e hipoventilação alveolar, que pode encaixar-se na tríade composta por: obesidade, alterações gasométricas diurnas e ausência de outras anormalidades, com ocorrência frequente de apneia do sono. Atualmente os métodos terapêuticos enfatizam em normalizar a ventilação durante o sono e reduzir o peso do paciente. Essa revisão busca, por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados, fornecer uma visão geral da síndrome da obesidade e hipoventilação alveolar, com o intuito de elucidar sobre sua definição, fisiopatologia, fenótipo, diagnóstico, terapias e prognósticos.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/984 Percepção da Equipe de Enfermagem de Hospital Público sobre a Assistência Paliativa ao Paciente em Fase Terminal 2024-04-02T18:04:28+00:00 Andréia Conrado de Moraes andreiaconrado272@gmail.com Pricilla Higashi priscillahigashi@yahoo.com Chris Mayara Tibes Cherman chris.cherman@descomplica.com.br Isabel Fernandes isabel@descomplica.com.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;">Introdução: cuidado paliativo compreende a assistência executada por equipe multiprofissional para pessoas que possuem doença incurável, ameaçadora de vida, com objetivo de trazer qualidade de vida ao paciente e familiares. Objetivo: apresentar percepção da equipe de enfermagem atuantes em unidade de internação de hospital público de Foz do Iguaçu/PR, com atendimento gratuito pelo SUS. Metodologia: estudo observacional, exploratório com abordagem qualitativa. Resultados: foram identificados três temas norteadores: A equipe de enfermagem no cuidado paliativo; os cuidados paliativos no final de vida; Dificuldade no cuidado paliativo. Considerações Finais: A importância da capacitação para lidar com o sentimento de empatia/tristeza bem como proporcionar conforto/dignidade.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/985 Percepção de Puérperas quanto aos Cuidados Recebidos de Equipe de Enfermagem em Cidade de Tríplice Fronteira 2024-04-02T18:16:46+00:00 Magali Fabiani Schwarz magalifabiana.ms@gmail.com Chris Mayara Tibes Cherman chris.cherman@descomplica.com.br Ana Jessily Camargo Barbosa magalifabiana.ms@gmail.com Aurora Tontini de Araujo magalifabiana.ms@gmail.com Isabel Fernandes isabel.souza@descomplica.com.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Introdução: o cuidado da enfermagem na atenção obstétrica auxilia para qualificar assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção, ao promover o protagonismo da mulher e a participação do parceiro nos cuidados com o recém-nascido. Objetivo: identificar</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">a</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">percepção</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">das</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">puérperas</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">quanto</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">aos cuidados</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">recebidos</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">pela</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">equipe de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">enfermagem</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">na</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">cidade de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Foz</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">do</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">Iguaçu,</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> PR. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas presenciais com as puérperas, utilizando</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">um</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">roteiro</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">semiestruturado.</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">Resultados: Participaram do estudo 13 puérperas com idades entre 18 e 40</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">anos. Observou-se boa experiência de parto, porém</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">as entrevistadas sentiram falta de apoio por parte da equipe de enfermagem no</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">momento</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">da amamentação. As forte</span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">s</span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> dores do parto estiveram acima das expectativas. As mulheres submetidas à cesariana sentiram menos dor do que esperavam. Considerações Finais: importante</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">a</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">atuação</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">da</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">equipe</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">de</span> <span style="font-family: Liberation Serif, serif;">enfermagem, por meio da educação em saúde desde a primeira consulta do pré-natal, até a consulta puerperal nos primeiros dias pós-parto, tirando dúvidas, com vistas a diminuir as inseguranças neste processo.</span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/933 Resgatando Histórias e Identidades: 2023-08-24T21:19:55+00:00 Marcos Galdino marcos__galdino@hotmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">Este artigo analisa o movimento de ocupa</span>ção das escolas públicas paranaenses em Foz do Iguaçu, destacando a mudança de nome do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco para Colégio Estadual Clarice Lispector como um ato simbólico que evidencia a disputa de memórias e a construção identitária do movimento estudantil. A substituição do nome da escola, que homenageava um ex-presidente brasileiro ligado à Ditadura Civil-Militar, por uma renomada escritora brasileira, reflete a resistência dos estudantes em relação ao passado autoritário e a busca por novos valores e ideologias. A análise baseia-se em conceitos sociológicos e históricos, destacando a importância das memórias individuais e coletivas na formação de identidades grupais. Através da reconstituição das memórias dos estudantes e da análise de seus discursos e ações durante as ocupações, este estudo contribui para compreender a dinâmica do movimento estudantil e suas implicações sociopolíticas.</span></span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/935 Enfermagem na Saúde Mental: Mapeamento com Apoio da Escala de Sofrimento Moral de Estudantes de Graduação em Enfermagem (ESMEE) em Instituição Particular de Foz do Iguaçu, PR 2023-10-18T22:29:36+00:00 Thaís Decker Moreno thais11moreno@gmail.com Priscilla Higashi priscillahigashi@yahoo.com Larissa Djanilda Parra da Luz larissa.luz@descomplica.com.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm; font-weight: normal;">Introdução. O sofrimento moral é problema enfrentado por estudantes de enfermagem que pode afetar negativamente sua saúde mental. A problemática é relevante na formação, pois pode afetar a percepção dos estudantes e interferir na humanização da assistência. Objetivo. Mapear o sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem, utilizando Escala de Sofrimento Moral para Estudantes de Graduação em Enfermagem (ESMEE). Metodologia. Pesquisa quantitativa, exploratória, observacional e transversal aplicada em acadêmicos de enfermagem. Resultados. A pesquisa levantou em sua maioria estudantes do gênero feminino, com idades predominantemente entre 18 e 25 anos. Referente aos dados do sofrimento moral, o constructo “Condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário” representou a maior média de frequência e intensidade. Conclusão. A maior média tanto em intensidade quanto em frequência foi condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário, ressaltando a importância de melhorias nas condições institucionais para proporcionar ambiente de aprendizagem mais eficaz e ético<span style="color: #000000;">.</span></p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/980 Descomplica UniAmérica com Atenção Plena no Futuro do Trabalho 2024-04-01T18:29:25+00:00 Antonio Pitaguari antonio.pitaguari@gmail.com <p>A<span style="background: #ffffff;"> visão de conjunto que vem sendo vislumbrada pelo pioneirismo </span>da Descomplica UniAmérica<span style="background: #ffffff;"> na área de Tecnologia Educacional (EdTech), somado à aplicação de </span>modelo educacional dedicado à resolução de problemas reais, aprendizagem de competências <span style="background: #ffffff;">promovida por dedicados docentes e discentes </span>vem refletindo o momento oportuno de analisar o<span style="background: #ffffff;"> futuro da empregabilidade. A</span>s consequências sociais, políticas e econômicas da Inteligência Artificial (IA) deve, nos próximos anos, afetar milhões de empregos em todo o planeta. Além da automação de atividades e da transformação dos perfis requisitados para postos de trabalho, caminhamos para um mercado de trabalho em próxima e intensa renovação.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Pleiade