https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/issue/feed Revista Pleiade 2025-09-29T14:54:14+00:00 Antonio Pitaguari pleiade@descomplica.com.br Open Journal Systems <p>ISSN Impresso: 1980-8666</p> <p>ISSN Eletrônico: 2674-8231</p> <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica do Centro Universitário Descomplica UniAmérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos científicos, principalmente, no contexto da missão da Instituição: Inovações em Educação: Metodologias Ativas de Aprendizagem, comunicação, políticas públicas, incluindo abordagem multidisciplinar, a fim de promover a socialização dos conhecimentos relativos a novas e eficazes práticas educacionais.</p> <p>A periodicidade da revista Pleiade, em 2022, passa a ser trimestral, sendo publicada em Março, Junho, Setembro e Dezembro.</p> https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1177 Educação e Sociedade: Reflexões Sobre Identidade e Conhecimento 2025-09-29T12:53:15+00:00 Almir Paulo dos Santos almir.santos@uffs.edu.br Brenda Carolina Brugnera almir.santos@uffs.edu.br Emily dos Santos almir.santos@uffs.edu.br Paola Berria almir.santos@uffs.edu.br Tainá Deffaci Corassa almir.santos@uffs.edu.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">O ofício de mestre na sociedade, constitui-se em compromisso ético e social no desenvolvimento integral dos sujeitos, partindo </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">de </span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">humana docência. Esse compromisso, implica</span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"> em ambiente seguro, crítico e acolhedor, no qual todos sejam respeitados e valorizados. T</span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">al perspectiva reconhece o “Ofício de mestre” atrelado no acolhimento e nas trocas das relações culturais, para além de escola e ensino conteudista. Diante disso, surge a questão: quais reflexões podem intervir para novo olhar sobre o educador e sua imagem? Como objetivo de discorrer sobre reflexões que podem contribuir sob as percepções diante do educador e sua imagem, de modo a promover uma docência humanizada e consciente a todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. A </span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">metodologia emprega-se como pesquisa de cunho bibliográfico com base em autores como: Arroyo (2000, 2012), Canário (2008), Libâneo (2018), e Freire (1987, 1996), que possibilitam embasamento teórico em reflexões voltadas ao educador, educando, escola e sociedade. As conclusões implicam no papel reflexivo e mediador no processo de ensino e aprendizagem, </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;">partindo do princípio da prática humanizadora.</span></span></p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1178 Avaliação Diagnóstica: 2025-09-29T12:57:58+00:00 Rosimar Serena Siqueira Esquinsani rosimaresquinsani@upf.br Adriano Canabarro Teixeira teixeira@upf.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">O texto objetiva apontar, circunstancialmente, tendências de algumas pesquisas científicas sobre a ‘avaliação diagnóstica’, a partir de uma metodologia dialética, com abordagem analítico-reconstrutiva, estruturada a partir de uma revisão narrativa de literatura (de 2001 a 2022). Em seu desenvolvimento, o texto apresenta 03 seções: exposição acerca da revisão narrativa como procedimento metodológico; segunda seção sobre o conceito de avaliação diagnóstica, e a terceira seção, tendências no uso e aplicações de tal avaliação. Como conclusão, aponta a tímida produção acadêmica localizada sobre o tema, lembrando algumas tendências e indicando que as ‘avaliações diagnósticas’ apresentam um amplo leque de possibilidades de estudos, debates e aprofundamentos.</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1179 Desafios e Perspectivas da Escola Pública no Brasil 2025-09-29T13:06:15+00:00 Daniele Franchini de Lemos dany_franchini@hotmail.com Janete Liane Boehm Lutke dany_franchini@hotmail.com Valdecir Soligo valdecir.soligo@unioeste.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este artigo propõe revisão crítica sobre a função social da escola pública no Brasil, articulando abordagem histórico-teórica com base em autores clássicos e contemporâneos da área da Educação. A partir de metodologia qualitativa e bibliográfica, busca-se compreender como a escola pública tem sido historicamente construída e tensionada entre o papel de reprodutora das desigualdades sociais e o potencial de instituição emancipadora e formadora da cidadania. A análise destaca os impactos das políticas neoliberais sobre o sistema educacional, os desafios persistentes relacionados à democratização do acesso, permanência e qualidade do ensino, bem como a necessidade de valorização da educação pública como um direito social. Por fim, defende-se que a superação das contradições históricas da escola pública exige o fortalecimento de políticas educacionais democráticas e inclusivas, comprometidas com a transformação social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1180 Educação Inclusiva 2025-09-29T13:14:57+00:00 Karen Ribeiro karenribeiro@uepg.br Carla Nunes Alves karenribeiro@uepg.br Débora Regina Gallo karenribeiro@uepg.br Ismenia Lopes Oliveira karenribeiro@uepg.br Lizarda Luciano do Carmo karenribeiro@uepg.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;">Este artigo objetiva analisar as dissertações de IES vinculadas à linha de pesquisa “Práticas e processos formativos para Educação Inclusiva” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional defendidas em 2024. Trata-se de resultados parciais da pesquisa em andamento “Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da linha três” e está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). Como procedimento metodológico foi utilizada a metapesquisa, sendo selecionadas seis dissertações disponibilizadas nos <em>sites</em> institucionais e analisadas na perspectiva histórico-cultural de acordo com referencial teórico, objetivos, justificativa e procedimentos metodológicos. Conclui-se: a) contempla o público da Educação Inclusiva; b) articula com as experiências profissionais das mestrandas; c) emprega a pesquisa-ação e diversos instrumentos de coleta de dados. Como desafios, sugere-se o aumento do número de participantes, de locais de pesquisa e de modalidades de ensino.</span></p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1181 Formação de Professores 2025-09-29T13:18:55+00:00 Tamara Cardoso André tamara.andre@unioeste.br Layla Lorene Araújo Cuenca tamara.andre@unioeste.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Este estudo investiga algumas categorias de conhecimento necessárias para a formação de professores da educação básica que atuam em escolas brasileiras com presença significativa de alunos falantes de espanhol. O trabalho adota uma abordagem exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, para identificar e discutir quatro categorias: multiculturalismo, interculturalidade, multilinguismo e plurilinguismo. Conclui-se que multiculturalismo e multilinguismo aludem ao reconhecimento e ao respeito às diferenças, enquanto a interculturalidade e o plurilinguismo significam a coexistência de diferentes línguas e culturas como elemento de enriquecimento das relações sociais. Na perspectiva da interculturalidade e do plurilinguismo, a escola que acolhe as diferenças ensina a língua padrão como uma das muitas formas de interação, e não como sendo a única aceitável.</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1182 Enfermagem 2025-09-29T13:31:25+00:00 Luana Carolina Pansera luanapansera@gmail.com Carla Vergina Conrad de Lima luanapansera@gmail.com Leticia Caroline Lacoski luanapansera@gmail.com Ian Lala Ferreira luanapansera@gmail.com Helder Ferreira dr.helderferreira@gmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">O presente estudo tem como objetivo</span> avaliar os cuidados na atenção ao atendimento a pacientes em tratamento renal dialítico e os encaminhamentos que abrangem esse atendimento em um município de fronteira.<span style="color: #202124;"><span style="background: #ffffff;"> Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa onde o cenário da pesquisa foram duas clínicas especializadas em terapia renal substitutiva e uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em região de tríplice fronteira. Foram realizadas entrevistas com Enfermeiros que foram transcritas e interpretadas a partir do método de análise de dados de </span></span><span style="background: #ffffff;">Minayo. Após a análise, obteve-se cinco categorias temáticas. </span>A<span style="background: #ffffff;">s complicações mais frequentes durante a hemodiálise são hipotensão, cãibras e hipercalemia, bem como</span> as dificuldades que os enfermeiros possuem em relação aos cuidados desses pacientes, sendo elas, descompensação de sinais, balanço hídrico rigoroso, restrição de mudança de decúbito durante a hemodiálise. A assistência de Enfermagem ao paciente durante a hemodiálise é fundamental e indispensável.</span></span></p> <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">&nbsp;</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1183 As Metas da China para Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade 2025-09-29T13:34:58+00:00 Marcos de Paiva Vieira marcosdepaiva@hotmail.com <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">De modo diferente dos países ocidentais, a China deve ser identificada como um </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Estado-Civilização</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"> e não como um </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Estado-Nação</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR">. Esta e outras características especificam a unicidade da forma com que a realidade é vista no Oriente. O futuro global está intrinsecamente ligado à evolução da China, cuja visão é permeada por princípios e valores advindos de um paradigma diverso daquele que nortea o Ocidente. Ao apresentar tais diferenças, esse trabalho buscará correlacionar as bases para o entendimento das metas estabelecidas pelo planejamento Chinês em direção a uma </span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"><em>Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade</em></span></span><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span lang="pt-BR"> – CFCH, envolvendo dimensões econômicas, tecnológicas, sociais e do meio-ambiente, dentre outras, sob uma visão global unificada. O objetivo é propor um enfoque mais realista acerca do que a China aspira hoje e para o futuro, sem o viés das manipulações de imagem e desinformação promovidas atualmente na mídia social, enfatizando a essência ética da CFCH. A metodologia utilizada foi a pesquisa em fontes bibliográficas específicas, aliada às experiências vividas ao longo de décadas residindo e atuando profissionalmente naquele país. Considerações finais deverão apontar para as perspectivas futuras da viabilidade, ou não, de concretização das metas da CFCH.</span></span></span></p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1184 Fases de Validação Metodológica em Pré-Incubadora UNIHUB (Unioeste Campus Foz do Iguaçu) 2025-09-29T13:40:48+00:00 Edina Dorilda de Oliveira edinadorilda@gmail.com Eduardo Cesar Dechechi dechechi@gmail.com Claudio Alexandre de Souza claudio.souza@unioeste.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">A pré-incubadora UNIHUB <em>Campus</em> Foz do Iguaçu, vinculada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), configura-se como ambiente formativo e de apoio ao empreendedorismo acadêmico e regional. Este artigo objetiva analisar e descrever a Etapa Beta do Programa de Pré-Incubação da UNIHUB como momento de experimentação e validação metodológica, com vistas ao aprimoramento do modelo adotado para edições futuras. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, com coleta e análise de dados referentes ao perfil dos 18 participantes ativos, às 14 ideias de projetos desenvolvidas, às mentorias realizadas e às avaliações formativas aplicadas ao longo da trilha. Para avaliar o nível de maturidade das propostas, são considerados critérios como situação conceitual, estágio tecnológico, estrutura física e financeira, E.V.T.E.C., pesquisa de mercado e visão empreendedora. A partir das ideias iniciais, mesmo em estágio incipiente, as atividades formativas e as mentorias contribuíram de forma significativa para o amadurecimento dos projetos. A Etapa Beta cumpre seu papel como experimento estruturante, gerando subsídios relevantes para o aperfeiçoamento metodológico do programa e consolidando a UNIHUB como ambiente promotor da inovação no contexto regional.</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1185 Resenha Crítica 2025-09-29T13:56:51+00:00 Katia Abreu katia.abreu@unioeste.br <p class="rc-resumo-western" style="text-indent: 0cm;">Biblioteca Universitária (BU) diferencia-se dos demais tipos de biblioteca pela função de oferecer serviços de apoio ao ensino, pesquisa e extensão da universidade. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), faz-se necessário implantar inovações na gestão das Bus capazes de contribuir para o planejamento estratégico de serviços e gestão, a fim de ir ao encontro do atendimento das necessidades contemporâneas do seu público-alvo e dar maior visibilidade ao seu valor, na instituição que a mantém. Desse modo, apresenta-se a resenha crítica de um artigo que produziu o levantamento de tendências para a gestão de BUs, resgatou modelos de serviços inovadores e deu exemplos de indicadores para a avaliação da sua qualidade. Foi possível identificar a contribuição significativa da pesquisa realizada, apontar lacunas e apresentar pontos de vista contrários. Conclui-se que é possível e necessário encontrar novas formas de fazer a gestão em BUs, oferecer novos serviços aos usuários e utilizar ferramentas para avaliá-la, levando-se em conta uma sociedade cada vez mais conectada e o surgimento da inteligência artificial generativa.</p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/1176 Consciência: Educação e Sociedade 2025-09-29T12:44:38+00:00 João Jorge Correa joaojorgecorrea@gmail.com <p class="rc-corpo-de-texto-western"><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: small;">Refletir sobre "consciência, educação e sociedade" nos auxilia a entender como os indivíduos e as comunidades se formam, interagem, constroem o conhecimento e a partir dele compreendem a realidade. A consciência é cada vez mais reflexo das dinâmicas sociais e culturais nas quais o indivíduo está inserido. A educação, por sua vez, desempenha papel fundamental nesse processo de formação da consciência, pois, por meio dela os indivíduos adquirem ferramentas cognitivas e emocionais para interpretar e transformar o mundo. Nesse sentido, a educação é mecanismo de formação da consciência individual e coletiva, refletindo e, ao mesmo tempo, moldando as estruturas sociais.</span></span></p> 2025-09-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Pleiade