https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/issue/feed Revista Pleiade 2019-08-22T04:40:05+00:00 Antonio Pitaguari Andrade de Farias Junior antoniopitaguari@uniamerica.br Open Journal Systems <p><em><strong>Pleiade</strong></em><strong> - Revista Científica Eletrônica do Centro Universitário Uniamérica </strong>é publicação <em>online</em> e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Exatas, com vistas à socialização do conhecimento. A periodicidade da revista Pleiade é semestral, sendo publicada em Março e Setembro de cada ano.</p> https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/503 Editorial 2019-08-22T04:40:05+00:00 Raila Loeblein pleide@uniamerica.br <p>Editorial</p> 2019-07-19T12:17:12+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/504 Sumário 2019-08-22T04:40:04+00:00 <p>Sumário</p> 2019-07-19T12:30:59+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/505 Psicoeducação em Sexualidade com Alunas em Regime de Internato 2019-08-22T04:40:03+00:00 Amanda Braz Ramirez amanda29.08.58@gmail.com Amanda Hamud de Aquino amanda29.08.58@gmail.com Ana Paula Schneider amanda29.08.58@gmail.com Ingrid Dayling Baez Lopez amanda29.08.58@gmail.com Vanessa Priscilla Barreto Penayo amanda29.08.58@gmail.com Maria Fátima Soares vpribarreto@gmail.com <p>Devido ao déficit das escolas em abordar o assunto “sexualidade humana”<br>sob os aspectos psicossociais dos adolescentes e da ausência de um profissional de<br>Psicologia na maioria das instituições, o presente artigo tem como objetivo analisar a<br>relevância das intervenções em psicoeducação em sexualidade humana, direcionadas<br>às alunas do colégio Manoel Moreira Penna, localizado na cidade de Foz do Iguaçu.<br>A partir de um espaço de escuta e diálogo foram oferecidas práticas preventivas a<br>uma média de 10 adolescentes por encontro, com atividades distribuídas em oito dias<br>de oficinas, sendo os temas trabalhados: biologia do corpo feminino, métodos contraceptivos,<br>gravidez na adolescência, DSTs, público LGBT, empoderamento feminino e<br>valores construtivos sobre sexualidade. As ferramentas utilizadas foram dinâmicas,<br>caixa de dúvidas, músicas, vídeos e instrumentalização de materiais diversos. Os resultados<br>obtidos a partir da proposta apresentada auxiliaram as alunas a desmistificar<br>tabus e mitos, tirar dúvidas, possibilitar o resgate da autoestima, o conhecimento do<br>próprio corpo e a reflexão da vida sexual consciente. Sendo assim, confirmou-se a relevância<br>da intervenção psicoeducadora com o grupo em questão.</p> 2019-07-19T12:44:01+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/506 Identificação de Habilidades Necessárias para a Melhoria da Convivência, entre um Grupo de Adolescentes Participantes de Projeto Social 2019-08-22T04:40:03+00:00 Carla Patricia de Souza Cavalari carlapscavalari@hotmail.com Carolina Herculano de Oliveira carlapscavalari@hotmail.com Catarina Peixoto da Silva carlapscavalari@hotmail.com Jozelaine Zavacki Roseti carlapscavalari@hotmail.com Lissia Pinheiro carlapscavalari@hotmail.com <p>Este artigo refere-se a um projeto denominado Projeto ConViver, que buscou<br>atender a demanda referente a necessidade na melhora da convivência entre um<br>grupo de adolescentes com faixa etária entre 12 e 14 anos, moradores da região do<br>Porto Meira, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, que vivem em contexto de vulnerabilidade<br>social; conforme apresentado pela instituição e observado através do uso da técnica<br>de registro cursivo, os adolescentes apresentavam comportamentos que prejudicavam<br>a convivência entre eles, tais como indisciplina perante orientações dos<br>monitores, xingamentos, ofensas e agressões físicas. Tendo sido evidenciada a necessidade<br>de buscar contribuir na identificação das habilidades necessárias para a melhoria<br>da convivência dos participantes; objetivado neste, especificamente o trabalho de<br>auxílio de compreensão referente a conceitos de empatia, ampliação nas capacidades<br>de comunicação e promoção de um ambiente que possa favorecer a construção de relacionamentos<br>saudáveis. O projeto foi dividido em nove etapas práticas, dívidas em<br>dois encontros semanais que contemplaram o desenvolvimento e aplicação de treze<br>oficinas de atividades práticas, envolvendo inclusive a parceria com grupo de Terapia<br>Assistida por Animais. Obtendo conclusões, através de análise qualitativa com mensuração<br>dos resultados por meio de feedbacks, dos adolescentes e da instituição estes<br>que foram positivos; com análise das acadêmicas referente à participação dos adolescentes,<br>que promoveu diversas reflexões positivas referentes às temáticas descritas.</p> 2019-07-19T12:53:16+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/507 Mapeamento da Estrutura Desportiva nos Colégios Estaduais da Cidade de Foz do Iguaçu 2019-08-22T04:40:02+00:00 Marcos José Paulin da Rocha marcosjose.mj1998@outlook.com Sergio Neres de Oliveira marcosjose.mj1998@outlook.com Valdinei Ribas Frederico marcosjose.mj1998@outlook.com Jackson Vitorassi jacksonvitorassi@uniamerica.br <p>A pesquisa realizada como parte das atividades desenvolvidas no curso<br>de Educação Física Licenciatura, tendo como objetivo apresentar a importância do espaço<br>adequado e materiais para as atividades físicas, processo de desenvolvimento da<br>criança e a função do docente. As metodologias empregadas são: descritiva, quantitativa,<br>cumprindo com procedimentos bibliográficos junto à pesquisa de campo, onde,<br>foi aplicado um questionário digital com os professores. Tendo análise e discussão<br>dos dados coletados em gráficos em relação aos espaços para a prática de atividade<br>física nos colégios estaduais de Foz do Iguaçu, onde, buscou-se verificar a qualidade<br>dos espaços e materiais utilizados pelos professores. O estudo constatou que os colégios<br>estaduais oferecem condições de trabalho, mas, tem muito que evoluir.</p> 2019-07-19T13:09:44+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/508 Fatores Psíquicos e Comportamentais de Pessoas que superaram Adversidades 2019-08-22T04:40:02+00:00 Ana Cristina da Silva Alves anacristisalves@hotmail.com Fernanda Winck Rizzotto anacristisalves@hotmail.com Juliana Spricigo Araujo Holler anacristisalves@hotmail.com Susana Maria Carvalho Brasil de Moura anacristisalves@hotmail.com Lissia Pinheiro sbrasilmoura@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é identificar fatores psíquicos e comportamentais<br>de pessoas que superaram adversidades emocionais, físicas, culturais, sociais e de<br>vida. A necessidade da pesquisa assenta-se na demanda apresentada por instituições<br>assistenciais de Foz do Iguaçu, que enfrentam dificuldade ao prestar auxílio específico<br>a pessoas que passam por situações adversas. Com o intuito de facilitar esse atendimento,<br>serão ofertadas às instituições ferramentas audiovisuais que se espera contribuir<br>para o trabalho com seus assistidos. No estudo foram reunidos e analisados<br>depoimentos de pessoas que superaram adversidades, buscando identificar características<br>em comum que as auxiliaram em seu processo de superação. A pesquisa realizada<br>é de caráter qualitativo, em que nove participantes foram entrevistados para captação<br>de seus depoimentos. Os dados foram tratados de acordo com a teoria de<br>Análise de Conteúdos proposta por Campos (2004). Como resultado, foram identificadas<br>as características pessoais de maior incidência, reunidas em quatro grupos: 1)<br>Forma de encarar as adversidades: foco no positivo, autorresponsabilização e bom<br>humor; 2) Maneiras de aproveitar as adversidades: busca de aprendizado, autoeficácia<br>e ressignificação; 3) Recursos Internos: persistência e altruísmo; e 4) Recursos Externos:<br>aproveitamento do suporte social. Conclui-se que o fator determinante para a superação<br>de adversidades para os entrevistados foi a resiliência, presente durante todo<br>o processo de enfrentamento. O aprofundamento da análise dos dados coletados permite<br>novos estudos sobre o tema.</p> 2019-07-19T13:21:28+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/509 Caracterização do Perfil da Clientela que Busca o Serviço Escola de Psicologia do Centro Integrado de Saúde Uniamérica 2019-08-22T04:40:01+00:00 Fabiani Catani fabi.cattani2610@gmail.com Felipe Salatino fabi.cattani2610@gmail.com Grace N. Martins fabi.cattani2610@gmail.com Karine Leou fabi.cattani2610@gmail.com Bruna Aguiar bruna.aguiar@uniamerica.br <p>A clínica escola tem um importante papel ao oferecer o desenvolvimento<br>prático para os acadêmicos e a prestação desses serviços com valores acessíveis à comunidade.<br>Com a caracterização do perfil da clientela, pode-se criar métodos e intervenções<br>eficazes de acordo com a necessidade da população que o utiliza. Essa pesquisa<br>de caráter quantitativo teve como objetivo caracterizar a clientela que busca o<br>serviço de psicologia na clínica escola do Centro Universitário UniAmérica em Foz<br>do Iguaçu. Foram analisados 94 (noventa e quatro) fichas de triagem e cadastro de<br>crianças, adolescentes e adultos que procuraram o serviço em 2018. Os instrumentos<br>utilizados para coleta foram: software online Google Spreadsheet e Google Formulários<br>e um formulário desenvolvido pelo grupo para levantamento de dados das fichas<br>de triagem e ficha de cadastro. Em relação ao público de maior procura por atendimento<br>em psicoterapia é de mulheres de 19 a 30 idades e com queixas de<br>ansiedade/depressão. Outro dado encontrado são meninos de 7 a 12 idades com queixas<br>sobre comportamentos agressivo/opositor trazidos por parte de seus pais ou da escola.<br>Dados obtidos sugerem elementos importantes para o aprimoramento da clínica<br>escola, além de possibilitar futuras investigações voltados para o público que utiliza o<br>CIS, como formação de grupo de apoio com temas conectados com as maiores ocorrências<br>de queixas, os quais contribuirá nas intervenções realizadas na clínica como<br>também com a necessidade das pessoas que estão na fila de espera, melhorando dessa<br>forma, os procedimentos clínicos e organizacionais.</p> 2019-07-19T13:42:56+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/510 Orientação aos Contatos Intradomiciliares dos Pacientes com Hanseníase 2019-08-22T04:40:00+00:00 Mylena Monique Alves Coimbra mylena.coimbra04@gmail.com Thainara Camilo de Matos mylena.coimbra04@gmail.com Silviane Galvan Pereira silviane@uniamerica.br Diego Gamper pleide@uniamerica.br Eduardo Putton pleide@uniamerica.br <p>O objetivo do trabalho foi realizar orientação aos contatos intradomiciliares<br>com enfoque na prevenção e tratamento de Hanseníase e a administração da vacina<br>BCG. Metodologia: Será realizada uma orientação in loco para enfermeiros que<br>estão com pacientes em tratamento de Hanseníase nas UBS`s do Município de Foz do<br>Iguaçu, visando à importância da vacina BCG como prevenção de disseminação da<br>doença. Resultados: O controle de hanseníase para contatos intradomiciliares amplia<br>as chances de detecção precoce da doença com a minimização dos traumas sociais,<br>psicológicos e demais conotações negativas a ela relacionadas, reduzindo assim trans -<br>missão in loco, promovendo qualidade de vida para os mesmos. Conclusão: As ações<br>desenvolvidas socializaram o conhecimento sobre hanseníase, facilitando a identificação<br>precoce dos possíveis sinais e sintomas e método preventivo da doença para os<br>contatos intradomiciliares.</p> 2019-07-19T13:58:48+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/511 Oficina de Habilidades Sociais Para Promoção do Bem-Estar em Jovens da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu no Início da Vida Profissional 2019-08-22T04:40:00+00:00 Aline Almeida Cabanha line_cabanha@hotmail.com Maria Necilene Matias necilene@gmail.com Meire Perpetua Vieira Pinto pleide@uniamerica.br <p>As Habilidades Sociais são consideradas essenciais no ambiente de trabalho.<br>Jovens que possuem um bom reportório dessas habilidades têm maior probabilidade<br>de sucesso no início da vida profissional. Objetivo. Avaliar as Habilidades Sociais<br>de alunos participantes do último ano do programa para jovens com inserção no<br>mercado de trabalho, da Guarda mirim de Foz do Iguaçu, e desenvolver oficinas para<br>promover estas habilidades a fim de refletir no repertório destes em sua vida pessoal e<br>profissional. Metodologia. Pesquisa de campo de caráter descritivo, de natureza qualitativa<br>e quantitativa com 24 alunos com idades de 16 a 18 anos. Para levantamento<br>de dados foram realizadas entrevistas com as psicólogas da instituição e aplicação do<br>Inventário de Habilidades Sociais (IHS) nos alunos. Foram realizados 9 encontros,<br>constituídos por oficinas abordando vivência grupal, dinâmicas, palestra, vídeo, roda<br>de conversa, jogos de cartas da autoestima e roleta das habilidades sociais. Resultados.<br>Constatou-se através do IHS um baixo repertório de HS com um maior déficit no<br>fator que avalia a autoexposição. Os comportamentos analisados durante as oficinas<br>confirmaram um alto grau de resistência nas atividades que requeriam exposição,<br>confirmando os resultados da análise quantitativa do Inventário de Habilidades Sociais.<br>Conclusão. O desenvolvimento das oficinas buscou contribuir para melhorar essa<br>habilidade nos alunos e refletir de forma positiva no comportamento pessoal e profissional.<br>Através dos relatos verbais foi possível observar a eficácia das oficinas bem<br>como uma melhora inclusive na interação da turma.</p> 2019-07-19T14:47:15+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/512 As Adaptações Provocadas pela Aplicação da Filosofia de Treino Sarcoplasma Stimulating Training (SST) 2019-08-22T04:39:59+00:00 Mateus Felipe Benitez mateusfelipe.edfi@gmail.com Thyago Alves pleide@uniamerica.br Jackson Vitorassi pleide@uniamerica.br <p>O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e experimental,<br>relevante ao trabalho realizado pelo treinador de atletas de fisiculturismo Patrick Tuor<br>criador de uma metodologia avançada aplicada no treinamento resistido com pesos<br>chamado Sarcoplasma Stimulating Training mais conhecido como SST. Para que houvesse<br>respaldo técnico e base científica nas variáveis realizadas no treino foi preciso<br>reunir estudos referentes às temáticas mais relevantes do processo, como por exemplo,<br>faixas de descansos pré determinados com um limiar baixo entre as séries como<br>ocorre na técnica de ‘’rest pause’’, repetições máximas levando a falha concêntrica,<br>excêntrica e isométrica da musculatura, cadência reduzida de fases específicas como a<br>excêntrica de um movimento que apresenta resultados satisfatórios quanto ao rompimento<br>de fibras musculares, entre outras, reunindo a maior quantidade de informações<br>possíveis relacionadas ao treino estudado e aplicado na prática. No mesmo é apresentada<br>a primeira fase onde foram selecionados os indivíduos para que fosse realizada a<br>experiência realizando avaliação física antes e após o término da periodização, em seguida<br>os treinos foram organizados e planejados de acordo com o protocolo mais<br>básico da filosofia para que pudéssemos ter um parâmetro mais adequado já que os<br>indivíduos testados nunca utilizaram recursos ergogênicos farmacológicos como os<br>atletas profissionais de fisiculturismo fazem para melhorar sua performance e estética.<br>Observou-se grande melhora dos aspectos ligados a composição corporal dos indivíduos,<br>levando em consideração a menor frequência e volume de treino quando relacionada<br>ao que os praticantes estavam realizando antes do estudo, deixando a<br>observação de que melhores resultados seriam obtidos caso houvesse um controle da<br>parte dietética criando dessa forma um ambiente mais propício ao desenvolvimento<br>muscular, entre outros aspectos que serão revisados em estudos posteriores.</p> 2019-07-19T14:55:32+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/513 Métodos de Extração de Compostos Fenólicos das Folhas de Corchorus olitorius 2019-08-22T04:39:58+00:00 Juliana Gonçalves de Oliveira julianagodefoz@gmail.com Karina Chimanski Coradeli karinachimanski@gmail.com Cássia Regina Bruno Nascimento pleide@uniamerica.br Milena Karina Giani pleide@uniamerica.br <p>Corchorus olitorius é uma planta alimentícia não convencional (PANC) conhecida<br>popularmente como jute nalta, jute tossa, moroheiya, mishti paat e malokhieh.<br>A folha e a semente de Corchorus olitorius vem sendo pesquisadas como potencial<br>fármaco para o tratamento de diabetes melito tipo 2 e suas complicações. O<br>objetivo deste trabalho é identificar e comparar os métodos de extração para os<br>compostos fenólicos de Corchorus olitorius já testados em trabalhos de pesquisa.<br>Dentre os reveladores analisados estão, acetato de potássio, água, cloreto de alumínio,<br>etanol, éter dietílico, metanol, butanol, hexano. Devido os fenóis existentes no Corchorus<br>olitorius ser de forma polar, faz-se necessário uma extração preferível em<br>água e metanol, onde, para futura pratica é necessária preparação de extrato hidrofílico<br>como o realizado pela metodologia de Oboh (2009). As folhas deverão ser lavadas<br>em água destilada, levadas ao sol e moídas. O extrato aquoso da folha deve ser prepa -<br>rado embebendo o vegetal em água por cerca de 24 h e a mistura filtrada. O filtrado<br>deve ser evaporado sob pressão negativa a 408 ºC. O extrato poderá ser armazenado<br>no refrigerador para posterior análise com rendimento calculado em 16,6%.</p> 2019-07-19T15:03:31+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/514 O Papel da Apercepção na Construção do Vínculo Familiar em Pré-adolescentes 2019-08-22T04:39:58+00:00 Marcos de Jesus Oliveira oliveiramark@yahoo.com.br Mara Mariza Leal Santos pleide@uniamerica.br Andressa Maria de Oliveira pleide@uniamerica.br Líssia Pinheiro pleide@uniamerica.br <p>O presente trabalho pretende apresentar os resultados de um projeto de intervenção<br>cujo objetivo consistiu em contribuir para a ressignificação das apercepções<br>acerca do vínculo familiar de jovens adolescentes de onze e doze anos com vistas a<br>seu crescimento e desenvolvimento socioafetivo. Para tanto, a discussão se inicia com<br>um breve delineamento sobre a construção vincular na contemporaneidade para seguir<br>com algumas considerações teóricas acerca da psicologia das relações de objeto<br>que embasam o conceito de vínculo e de apercepção, aqui fundamentais. Na sequência,<br>são detalhados os recursos metodológicos projetivos pelos quais se acessaram as<br>apercepções dos adolescentes, para, finalmente, apresentar as atividades de intervenção<br>construídas a partir dos conteúdos internos acessados. Os resultados confirmam a<br>hipótese segundo a qual a apercepção participa da dinâmica da estruturação vincular,<br>sendo simultaneamente causa e efeito do vínculo. A título de considerações finais, argumenta-<br>se sobre a importância do vínculo como um possível indicador do desenvolvimento<br>emocional e de como a escola pode contribuir, em suas práticas cotidianas,<br>para sua ressignificação.</p> 2019-07-19T15:15:43+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/515 Impacto do Treino Proprioceptivo na Prevenção em Lesões de Atletas de Basquetebol 2019-08-22T04:39:57+00:00 Eloiza Bragança de Oliveira Martins taliaareginna@gmail.com Giandra Rafaela Ramão perpetuonewforme@gmail.com Marina Harumi Schmoller Kubo pleide@uniamerica.br Talia Regina Zilch pleide@uniamerica.br Maurícia Cristina de Lima pleide@uniamerica.br Fábio Luis Perpétuo pleide@uniamerica.br <p>O basquete por conta de ser uma modalidade coletiva acaba levando a um<br>amplo número de lesões correspondentes ao modo de jogo que contém contato direto<br>entre os jogadores, ocorre movimentos rápidos em pequeno espaço. Encontra-se em<br>estudos que joelho e tornozelo são os locais que ocorre maior número de traumas nesta<br>modalidade, como destaque entorses. Objetivo: Este estudo teve como objetivo<br>avaliar a condição de lesões em joelho e tornozelo, das atletas de basquetebol. Metodologia:<br>Participaram do estudo 17 jogadoras de basquetebol, com idade variando entre<br>14 a 18 anos, que competem representando a cidade de Foz do Iguaçu, Paraná,<br>Brasil, colégio COC JK e UNIAMÉRICA. Foi utilizado 5 questionários desenvolvidos<br>pelos acadêmicos. Resultado: Os resultados expressaram que das 17 atletas que<br>participaram do projeto, 16 apresentaram algum tipo de lesão 94,11%. Identificamos<br>18 lesões, sendo destas 7 (41,17%) sendo lesões ocorridas no joelho e 11 (64,70%)<br>ocorridas no tornozelo. Da parte de tornozelo, a lesão mais encontrada foi entorse do<br>joelho. Já na parte do joelho a lesão encontrada com maior índice foi tornozelo. Conclusão:<br>Todos estes resultados foram de acordo com estudos retratados e mostram a<br>necessidade de exercícios de propriocepção na percepção de diminuir a ocorrência<br>destas lesões.</p> 2019-07-19T15:45:23+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/516 O Projeto Integrador como Ferramenta Capaz de Estimular o Desenvolvimento de Startups 2019-08-22T04:39:56+00:00 Larissa Davel larissa.davel@hotmail.com Vitória Alves pleide@uniamerica.br Márcia Ebling pleide@uniamerica.br Giuliano Emerenciano Ginani pleide@uniamerica.br <p>O número de discentes que após sair da faculdade encontra dificuldade em<br>se inserir no mercado de trabalho em sua área de formação aumenta anualmente. Isso<br>porque o mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais criatividade, agilidade,<br>capacidade de resolver problemas reais, boa comunicação, tecnicidade e principalmente,<br>visão empreendedora. Tais habilidades acabam sendo pouco desenvolvidas na<br>metodologia tradicional de ensino. O projeto integrador vai contra essa tendência,<br>visto que estimula o desenvolvimento da visão empreendedora desde o primeiro semestre,<br>através do contato direto do aluno com a comunidade. A partir do desenvolvimento<br>desses projetos, o aluno deve buscar problemas reais existentes na comunidade<br>e tentar resolvê-los de forma prática e inovadora. Essa experiência, além de desenvolver<br>uma série de habilidades como comunicação, negociação, organização e trabalho<br>em equipe, pode ser o pontapé inicial para a abertura do próprio negócio. A sala de<br>aula, portanto, funciona como um laboratório para testagem e desenvolvimento de<br>novos negócios. O objetivo do presente trabalho é apresentar como é possível transformar<br>um projeto integrador em Startup, com base na casuística das autoras. A partir<br>de observações de cases reais, nota-se que os pontos em comum neste processo são:<br>identificar temas de afinidade, conectar habilidades pessoais com demandas reais da<br>sociedade, não ter medo de errar, inovação e vontade de empreender. A Startup surge<br>da busca pelo negócio motivador e passível de lucro, fazendo com que o acadêmico<br>seja capaz de desenvolver competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho<br>antes de concluir a graduação.</p> 2019-07-19T15:53:43+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/517 Avaliação Nutricional de Crianças de Foz do Iguaçu, PR, e a Suplementação de Micronutrientes 2019-08-22T04:39:55+00:00 Simone Ramos Fink simonefink@hotmail.com Rafaela Eloísa Konzen pleide@uniamerica.br Solange Evangelista Vieira pleide@uniamerica.br Ana Manuela Ordoñez pleide@uniamerica.br Cássia Bruno Nascimento cassia.bruno@uniamerica.br <p>A alimentação saudável é fundamental para o completo crescimento e desenvolvimento<br>infantil, e deve ser estimulada em todas as fases da vida. A desnutrição<br>infantil atualmente cedeu espaço ao sobrepeso e obesidade. Porém, o aumento do<br>consumo alimentar não reflete o aporte de vitaminas e minerais. O Governo Federal<br>adotou o NutriSUS, para crianças de 6 a 48 meses, matriculadas em creches integrantes<br>do Programa Saúde na Escola. O NutriSUS é um sachê de multivitaminas<br>para ser adicionado no prato da criança. Para verificar a eficácia desse programa, o<br>objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional de crianças nos Centros<br>Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Foi realizado<br>a coleta de dados do perfil antropométrico de 598 pré-escolares de ambos<br>sexos, com idades entre 6 meses e 5 anos. Trata-se de um estudo quantitativo com<br>abordagem transversal, onde utilizou-se balança e estadiômetro para aferição de peso<br>e estatura respectivamente, para posterior armazenamento destes dados no SISVAN,<br>que é um sistema de informação que realizou os cálculos de IMC e suas classificações<br>automaticamente ao cadastrar o indivíduo com seu nome e número do cartão<br>do Sistema Único de Saúde (SUS). De 598 crianças avaliadas, 58% estão eutróficas,<br>22% com risco de sobrepeso, 14% com sobrepeso e 6% com obesidade. Conclui-se<br>diante dos resultados obtidos, que a maioria das crianças avaliadas nos CMEIs estão<br>eutróficas, porém há um percentual de crianças que encontram-se com o IMC ele -<br>vado, sendo a maioria delas com risco de sobrepeso, sinalizando a necessidade de<br>acompanhamento nutricional. A perspectiva será avaliar o impacto da suplementação<br>com o NutriSUS no estado nutricional das crianças dos CMEIs.</p> 2019-07-19T16:01:18+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/518 Posicionamento de Mercado em uma Empresa de Filmes de Foz do Iguaçu 2019-08-22T04:39:55+00:00 Anna Carolline Conceição Ferreira annaconferreira@gmail.com Jessica Vargas pleide@uniamerica.br Zainab Mariam Hage González pleide@uniamerica.br Fausto Fava de Almeida Camargo faustocamargo@uniamerica.br <p>O presente estudo tem como objetivo elaborar um posicionamento estratégico<br>de mercado em uma empresa de filmes de Foz do Iguaçu, através da identificação<br>dos objetivos estratégicos da empresa, elaboração da estratégia para reposiciona -<br>mento da empresa no mercado, e a identificação nas áreas estratégicas da empresa as<br>suas necessidades. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas.<br>As técnicas de análise de dados empregadas foram pesquisa exploratória, descritiva,<br>quantitativa e qualitativa. Os procedimentos técnicos foram o levantamento, pesquisa<br>bibliográfica e documental. A técnica de análise de dados empregada foi a análise de<br>conteúdo. Os resultados encontrados foram que a empresa não havia definido sua<br>missão, visão e valores, a partir dessa identificação foram analisados os fatores inter -<br>nos e externos da empresa, após a análise de cada área estratégica foi elaborado um<br>Balanced Scorecard, para definir os objetivos estratégicos e as ações necessárias para<br>atingi-los.</p> 2019-07-19T16:08:03+00:00 ##submission.copyrightStatement##