A Prática Docente na Educação Inclusiva:

Desafios para Além da Profissão

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo os desafios da prática docente na educação inclusiva. O contexto que motivou a realização da pesquisa interliga-se à trajetória profissional de professores que vivenciam as fragilidades da educação inclusiva no cotidiano escolar. Nele, existem situações discriminatórias, falta de suporte pedagógico e de profissionais qualificados para a atender a demanda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, subsidiada a partir da revisão bibliográfica sobre a temática, além da experiência das autoras e a contribuição de outros profissionais da educação. A pretensão deste artigo é provocar reflexões sobre a prática docente inclusiva à luz da pesquisa científica, vislumbrando a formação do professor pesquisador num construto de saberes. Entende-se que a inclusão não se realiza apenas com a presença de pessoas com deficiência no espaço escolar. Diante disso, é preciso políticas públicas para a formação docente, investimentos na área, reorganização escolar, adequação do currículo e planejamento das avaliações para incluir a pessoa com deficiência no processo de ensino e de aprendizagem, além de um trabalho colaborativo entre professor, equipe pedagógica e comunidade escolar, para haver uma educação inclusiva de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Cirlene da Silva Mendes, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Metodologia da Educação Superior pela UEPA. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda em Ensino pela UNIVATES LajeadoRS. Especialista em Educação Classe II na Rede Pública Estadual de Ensino.

Adriana Ranzani Gimenes Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensinoda Língua Portuguesa e Literatura pela FACINTER. Mestranda em Ensino pela UNIVATES Lajeado-RS.Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio na rede pública de ensino.

Downloads

Publicado

30-04-2022 — Atualizado em 06-04-2023

Versões