https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/issue/feed Biblioteca Digital de TCC - UniAm?rica 2024-12-16T14:26:23+00:00 Luciano biblioteca@uniamerica.br Open Journal Systems https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/article/view/1092 ANÁLISE DO METÓDO PDCA PARA REDUÇÃO DA TEMPERATURA DE CELULARES EM VEÍCULOS COM MODO DE CARREGAMENTO POR INDUÇÃO 2024-12-16T14:21:26+00:00 Eduarda Gislaine Wojcik thiago.tamachiro@descomplica.com.br Thiago Shoji Obi Tamachiro thiago.tamachiro@descomplica.com.br Guilherme Cordova thiago.tamachiro@descomplica.com.br <p>O carregamento por indução é uma tecnologia inovadora no mercado. Porém, o superaquecimento em celulares resulta em perda de funcionalidade do aparelho. Esse problema está relacionado ao carregamento por indução. Diante deste contexto, objetivo desse projeto é identificar as causas do superaquecimento resultando na perda de eficiência dos celulares visando amenizar o<br>problema. Para alcançar esse objetivo, será aplicado o método PDCA, que conta com diversas ferramentas para análise e solução de problema lembrando que é um ciclo de melhoria contínua pois a tecnologia está em constante evolução. A análise da Voz do Cliente (VoC) identificou que 38% dos usuários enfrentam lentidão, 25% instabilidade e 25% superaquecimento durante o processo de carregamento por indução. Testes demonstraram que a carga dos dispositivos aumenta em média 1% a cada 2 minutos nos primeiros minutos de carregamento, atingindo próximo de 50°C. A partir desse ponto, o aumento da temperatura se acelera e o sistema de segurança interrompe o carregamento para evitar danos ao dispositivo. A análise de causa raiz, utilizando o diagrama de Ishikawa e a técnica dos 5 porquês, apontou a falta de tecnologias de refrigeração eficientes como o principal fator contribuinte para o superaquecimento. Essa falha no sistema de resfriamento compromete a eficiência e a durabilidade dos dispositivos. A partir dessa análise, a empresa deve priorizar melhorias no sistema de carregamento por indução, buscando soluções que garantam um carregamento mais rápido, estável e seguro. A inovação contínua é essencial para atender às<br>demandas dos clientes e manter a competitividade no mercado.&nbsp;</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Biblioteca Digital de TCC - UniAm?rica https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/article/view/1090 MELHORIA DO SISTEMA DE CARIMBOS EM FRASCOS DE DESODORANTE DE UMA INDÚSTRIA COSMÉTICA 2024-12-16T14:08:24+00:00 Isabel de Brito Olders thiago.tamachiro@descomplica.com.br Juliano de Oliveira thiago.tamachiro@descomplica.com.br Thiago Shoji Obi Tamachiro thiago.tamachiro@descomplica.com.br <p>O crescente consumo de cosméticos têm contribuído para a ascensão dos centros de<br>distribuição. A diminuição dos custos operacionais e logísticos se apresenta como um desafio<br>significativo para as companhias que buscam se manter competitivas na cadeia de distribuição.<br>Para as indústrias, a redução de tais despesas são essenciais, especialmente no que se refere à<br>eliminação de retrabalho, um fator que eleva os custos de produção. Diante deste contexto, este<br>projeto tem como objetivo atuar diretamente na redução de reprovação de cosméticos, focados na<br>linha de desodorante, que apresenta falhas de qualidade nos carimbos de impressão a laser. A<br>metodologia adotada será o Relatório A3, que abrange o processo de planejamento,<br>acompanhamento e resolução. Como solução, foram implementadas melhorias no processo de<br>impressão, tais como definição de novos parâmetros no centerline da máquina, alteração do local<br>da impressora, e inclusão de uma escova, a fim de reduzir trepidações na esteira. Com isso, foi<br>possível chegar ao número de 0 peças reprovadas, o que comprovou a eficiência das melhorias<br>sugeridas.</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Biblioteca Digital de TCC - UniAm?rica https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/article/view/1093 ANÁLISE DE FALHAS NO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PEÇAS METÁLICAS DE UMA INDÚSTRIA DE TURBOCOMPRESSORES POR MEIO DA METODOLOGIA A3 2024-12-16T14:24:52+00:00 Gabriel de Faria Vieira thiago.tamachiro@descomplica.com.br Thiago Shoji Obi Tamachiro thiago.tamachiro@descomplica.com.br <p>A redução de refugo é um aspecto importante para a sustentabilidade e competitividade das empresas. Neste contexto, a empresa Benerti, que é especializada nos processos de fundição e usinagem de componentes para turbocompressores de alta performance, enfrenta um alto índice de refugo no processo de usinagem da peça denominada de Carcaça Central. Esse problema está relacionado devido a falhas no processo anterior, durante a etapa de fundição, que é utilizado moldes<br>de areia verde e liga de ferro cinzento. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é encontrar as causas raízes e reduzir as falhas de fundição nas peças brutas, visando diminuir o índice de refugo durante a operação de usinagem. Para alcançar esse objetivo, será utilizada a metodologia A3 que conta com várias ferramentas para identificação de causas raízes e implementação de plano de ação de soluções. A partir da aplicação de soluções, tais como, definição da quantidade de inoculante a ser utilizado na liga de de ferro fundido, manutenção de equipamentos e treinamento do gerente de produção, foi possível reduzir a taxa de peças defeituosas de 50% para 12,5% e obter uma economia de R$43.021,00 de custos de peças não-conformes.&nbsp;</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Biblioteca Digital de TCC - UniAm?rica https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/article/view/1091 ANÁLISE DE FALHAS DOS CORDÕES DE SOLDA DA LINHA DE COMPONENTES DE MOTORES AUTOMOTIVOS 2024-12-16T14:15:10+00:00 Bruno de Andrade Bueno thiago.tamachiro@descomplica.com.br Felipe Alves de Oliveira thiago.tamachiro@descomplica.com.br Thiago Shoji Obi Tamachiro thiago.tamachiro@descomplica.com.br <p>A soldagem MIG/MAG usa um arco elétrico e um fio contínuo como eletrodo consumível, com proteção gasosa para evitar&nbsp; contaminações e garantir alta qualidade na união dos metais. Essa técnica é preferida na indústria automotiva por sua eficiência,&nbsp; devido à alimentação contínua de arame e alta densidade de corrente, resultando em alta produtividade. Contudo, a linha de&nbsp; produção&nbsp; berço H79 da empresa MAGNA enfrenta frequentes ajustes nos cordões de solda, causando perda de eficiência, com um&nbsp; OEE de 61,5%. A primeira peça de cada turno é verificada em Metrologia e Macrografia, evidenciando baixa performance e&nbsp; disponibilidade da linha. O projeto visa melhorar esses indicadores usando a metodologia A3, uma abordagem Lean da Toyota que&nbsp; envolve a criação de um documento detalhado para resolver problemas, baseado no ciclo PDCA. Além disso, o SIPOC e um&nbsp; fluxograma foi utilizado para mapear e visualizar os processos. Para solucionar o problema, foi realizada uma revisão no plano de&nbsp; anutenção preventiva e implementado o BPS (Basic Problem Solving) que é um formulário que contém o Diagrama de Ishikawa e&nbsp; &nbsp;ferramenta 5 Porquês. A partir da implementação das soluções, obteve-se uma melhoria no indicador Downtime de manutenção que era de 13,89% para 6,15% e o indicador OEE que aumentou para 73.2%.&nbsp;</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Biblioteca Digital de TCC - UniAm?rica